mobile 360 latin america

O FUTURO DO 5G MOBILE 360 LATIN AMERICA

Share:

O futuro do 5G na região foi o grande tema do Mobile 360 – Latin America

Com a presença de executivos, autoridades e analistas de mais de 40 países, a quinta edição do Mobile 360Latin America foi realizada nesta semana, pela segunda vez na Cidade do México. O foco do encontro foi analisar como a América Latina pode adotar as mais recentes inovações e, ao mesmo tempo, melhorar e expandir o uso de tecnologias existentes para acelerar a transformação digital de empresas e sociedades.

O 5G, é claro, trará uma melhor experiência de entretenimento, mas também avanços na luta contra a demência, a solidão e outros problemas relacionados à saúde mental, bem como na educação e capacitação“, disse Mats Granryd, diretor Geral da GSMA, na abertura do evento. “Quando combinamos 5G com inteligência artificial, Internet das Coisas e Big Data, as possibilidades de conectividade inteligente são realmente ilimitadas. No entanto, para tornar essa conectividade uma realidade, precisamos de um marco regulatório adequado para a era digital”, alertou.

O executivo mencionou quatro pontos-chave que devem ser considerados neste contexto: liberação oportuna do espectro sob as condições certas; aprovação da consolidação para impulsionar os investimentos, mantendo uma concorrência efetiva; regras equivalentes para os fornecedores de serviços digitais – isto é, condições iguais para as operadoras e as empresas de Internet; e políticas internacionais harmonizadas sobre privacidade e proteção de dados.

A sessão de abertura também contou com apresentações magistrais de Javier Jiménez Espriú, secretário de Comunicações e Transporte do México; Carlos Slim Domit, presidente do Conselho da América Móvil; e Gabriel Contreras, comissário presidente do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT). Além disso, Carlos Morales Paulin, CEO da Telefónica México, e Eduardo Gutiérrez, presidente da IBM México, participaram de um painel sobre como conectar a América Latina de maneira inteligente, moderado por Laxmi Akkaraju, diretor de Estratégia da GSMA. As boas-vindas ao evento foram feitas por Javier Piñeiro, novo diretor Regional para a América Latina da GSMA.

As sessões de debate continuaram durante toda a terça-feira com temas como o impacto das redes do futuro, descobrindo o potencial da inteligência artificial e da Internet das Coisas e os desafios regulatórios para a chegada do 5G. Na quarta-feira, a principal conferência foi dedicada ao poder dos dados e a automação, como construir confiança na economia digital e como aumentar a agilidade dos negócios em meio à transformação digital. Entre os palestrantes, vale destacar a participação de representantes da AT&T, Cisco, Ericsson, Facebook, Google, Korea Telecom, Nokia e Telecom Argentina, entre outros.

O Mobile 360Latin America também ofereceu um programa variado de workshops, reuniões e atividades especiais, entre as quais a reunião do Latin America Strategy & Innovation Forum e uma mesa redonda sobre diversidade de gênero no setor de tecnologia. Também se destacou, pela segunda vez em uma conferência Mobile 360 Series, a Zona de Startups 4YFN (Four Years From Now), onde foram exibidas soluções de startups locais.

No terceiro e último dia, foi realizada uma reunião sobre modelos de sucesso para a implantação de infraestrutura na região, organizada pela Associação Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e uma cúpula de empresas de Internet das Coisas a cargo do BID Invest, braço para o setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo mais de 750 operadoras e quase 400 companhias do ecossistema móvel, incluindo fabricantes de dispositivos móveis e portáteis, companhias de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet. A GSMA também produz os principais eventos da indústria como o MWC, realizado anualmente em Barcelona, Los Angeles e Xangai, e a série de conferências regionais Mobile 360.

Para mais informações, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

A GSMA Latin America é o braço da GSMA na região. Para mais informações em inglês, espanhol e português, por favor visite www.gsmala.com. Acompanhe a GSMA Latin America no Twitter @GSMALatam e no LinkedIn GSMA Latin America.

Relacionados

Segurança em cidades inteligentes é o foco do CPqD em um dos maiores eventos do setor

Segurança em cidades inteligentes é o foco do CPqD em um dos maiores...

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo pode aumentar a arrecadação de impostos estaduais no MS

Em vigor a partir de 9 de julho, novo Cadastro Positivo pode aumentar...