BrazilFoundation Minas Gerais

Organizações da sociedade civil se mobilizam para apoiar os Yanomamis

Share:

Organizações da sociedade civil se mobilizam para apoiar os Yanomamis

BrazilFoundation, que apoia entidades voltadas às populações indígenas, ressalta a importância do trabalho do setor social em crises humanitárias

São Paulo, 22 de fevereiro de 2023 – Nas últimas semanas, a grave situação enfrentada pelos povos originários no norte do país, sendo a população Yanomami a mais atingida, ganhou destaque em todo o mundo. A invasão de territórios indígenas por grupos de garimpeiros ilegais há muito tempo é responsável por violência e destruição tanto da flora quanto da fauna, e a omissão do poder público nos últimos anos reforça a urgência do envio de ajuda humanitária para atender às comunidades assoladas pela fome, doenças e outras violações de direitos. Nesse contexto, a BrazilFoundation, que promove a filantropia sustentável em todo o país, ressalta a importância do apoio às organizações da sociedade civil, que desempenham um papel fundamental para fazer frente a essa situação.

Uma das organizações que têm prestado apoio emergencial no território Yanomami, em Roraima, com a atuação de médicos e enfermeiros é a Expedicionários da Saúde (EDS), que já esteve em missão no local em outras calamidades e agora dá suporte ao Plano de Resposta a Emergências do governo federal.

Com autorização do governo, para essa nova missão a EDS vai instalar um hospital de campanha na comunidade Surucucu, região de difícil acesso na Amazônia brasileira. A população atendida poderá contar com a estrutura do Complexo Hospitalar Móvel, tecnologia desenvolvida pela entidade que permite realizar atendimentos médicos complexos em plena floresta. O valor do orçamento para essa intervenção gira em torno de R$ 3 milhões.

Parceira da Expedicionários da Saúde e de outras organizações que atuam em prol das populações indígenas, a BrazilFoundation tem reforçado seu apoio para  proteger territórios e culturas dos povos originários, com o objetivo de preservar o patrimônio material e imaterial dessa populações, além de proporcionar acesso à saúde e à educação, sempre respeitando as tradições de cada comunidade.

VEJA TAMBÉM:  Greener Summit 2023 debate regulação, investimentos e novos negócios

A presidenta e CEO da BrazilFoundation, Rebecca Tavares, ressalta a importância do trabalho das organizações da sociedade civil junto às comunidades indígenas neste momento. 

“O que vemos hoje no território Yanomami é uma das maiores crises humanitárias do país, e o cenário só não é mais trágico graças à atuação de OSCS, como a EDS, que não medem esforços para atender os cerca de 30 mil indígenas da região que precisam de socorro imediato. Como entidade parceira da Expedicionários da Saúde, a BrazilFoundation oferece toda sua expertise para levantar os recursos necessários que permitam que ações como o hospital de campanha sejam concretizadas”, afirma.

Mais informações sobre como contribuir com  essa e outras iniciativas de filantropia estão disponíveis  em https://www.brazilfoundation.org/pt-br/.

 

Sobre a BrazilFoundation 

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Tem como princípio a promoção da filantropia estratégica ao selecionar e investir em organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico. 

Neste ano, o foco da fundação está na promoção de doações multianuais em áreas prioritárias, no fortalecimento institucional das OSCs apoiadas, geração de informação sobre iniciativas de equidade e na contribuição para a formação de lideranças sociais transformadoras capazes de incentivar um diálogo nacional sobre acesso, equidade e participaçãoA BrazilFoundation é uma organização não-governamental que oferece incentivos fiscais aos doadores nos Estados Unidos com base na lei de imposto de renda americana (Seção 501 (c) (3). EIN 13-4131482.

Relacionados

Porto Ferreira
PORTO FERREIRA RECEBE CINEMA ITINERANTE

Além do ingresso, a pipoca e o refrigerante são gratuitos São Paulo, 07...

Provenir nomeia Andres Elizondo como Chief Financial Officer

Provenir nomeia Andres Elizondo como Chief Financial Officer Anúncio reflete o compromisso da...