Padtec

Padtec obtém três novas patentes de invenção

Share:

Padtec obtém três novas patentes de invenção

Com um total de seis patentes concedidas e cerca de dez processos em tramitação, empresa reforça seu compromisso com a inovação tecnológica, fruto do investimento massivo em pesquisa e desenvolvimento.

 

Campinas, 26 de abril de 2022 – A Padtec, uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas, obteve o registro de três novas patentes de invenção no INPIInstituto Nacional da Propriedade Intelectual. Com isso, a empresa alcança a marca de seis patentes concedidas de um total de mais de 15 depositadas, muitas delas em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com o CPQD – que ficou na 24.ª posição na lista dos 50 maiores depositantes do INPI em 2020. 

“Nas redes de comunicação óptica de alto desempenho, longa distância e elevada capacidade, é normal ocorrerem erros na transmissão das informações pelas fibras ópticas, que limitam as distâncias entre o transmissor e o receptor. Nesse caso, podem ser usados circuitos eletrônicos que implementam códigos corretores de erro que aumentam, de forma significativa, o alcance das redes com uma boa relação de custo e desempenho”, explica Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec. “Levando em consideração o aumento sempre crescente na demanda por informação e a busca por tecnologias que permitam transmissões de dados a longas distâncias e com velocidades cada vez maiores, torna-se conveniente e necessário utilizar recursos que ajudem a atingir esse objetivo, como os códigos corretores de erro”, destaca.

Duas das novas patentes de invenção apresentam métodos de implementação em hardware de códigos corretores de erro da Recomendação G.975.1 (forward error correction for high bit-rate DWDM submarine systems) do ITU-T – área da União Internacional de Telecomunicações responsável por coordenar padronizações relacionadas ao setor, com arquitetura eficiente, baixa latência e eficiência no uso de circuitos lógicos. A terceira invenção patenteada permite a implementação eficiente e precisa de circuitos digitais eletrônicos com múltiplos domínios de relógio, para diferentes aplicações em redes de telecomunicações.

VEJA TAMBÉM:  CPQD conquista prêmio na área de relacionamento com clientes

A Padtec investe, em média, 13% de sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento – só em 2021, foram mais de R$ 43,6 milhões. Com um portfólio que inclui produtos para sistemas de comunicações ópticas de alto desempenho e serviços para redes de comunicação, a empresa busca estar sempre no topo em inovação – o que tem levado ao seu reconhecimento por instituições nacionais e internacionais. “O investimento em tecnologia é o diferencial que permite à Padtec manter a competitividade e estar sempre na fronteira do conhecimento em sua área de atuação”, avalia Nakamura. 

O executivo destaca que a inspiração para inovar é resultado da própria dinâmica de negócios da Padtec e das demandas de cada cliente. Mais de 140 colaboradores integram o time de pesquisa e desenvolvimento da empresa – nas áreas de software, hardware, engenharia de produtos, testes e qualidade e gestão de projetos. “Além disso, temos parcerias com universidades e centros de pesquisa, que contribuem para ampliar e diversificar a gama de inovações tecnológicas que sustentam o contínuo sucesso de nossos clientes”, completa.

 

Sobre a Padtec (www.padtec.com)

A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente. 

VEJA TAMBÉM:  Padtec - Ava Telecom amplia malha óptica no interior de São Paulo

 

Relacionados

cpqd
CPQD desenvolve solução de identidade digital para o sistema financeiro

CPQD desenvolve solução de identidade digital descentralizada para o sistema financeiro brasileiro Campinas,...

Furukawa
Solução de instalação de redes ópticas é destaque da Furukawa na Abrint

Compartilhe Siga no Google Notícias Solução para agilizar instalação de redes ópticas de...