PAdtec

Padtec recebe prêmio de inovação por tecnologia desenvolvida no Brasil

Share:

Padtec recebe prêmio de inovação por tecnologia desenvolvida no Brasil

Empresa conquista o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2019 com amplificador de bombeio remoto, tecnologia de ponta usada para transmissão de dados em alta capacidade por distâncias ultralongas

Campinas, 11 de outubro de 2019 – O projeto do amplificador óptico para distâncias ultralongas baseado na técnica de amplificação ROPA (Remote Optically Pumped Amplifier), desenvolvido pela Padtec, acaba de receber um reconhecimento importante: o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações. A cerimônia de premiação, realizada ontem (10/10), marcou também o lançamento da edição 2019 do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, elaborado pela Momento Editorial a partir de pesquisa junto a mais de cem empresas do setor que atuam no Brasil.

Um júri de especialistas escolheu os produtos e serviços mais inovadores, em um universo de 187 projetos inscritos, divididos em seis categorias. A Padtec foi premiada na categoria Fornecedores de Produtos, com o projeto do amplificador óptico ROPA C+, que faz parte de sua nova geração de amplificadores ópticos – e inclui, também, os modelos híbridos mais compactos do mercado.

Resultado do esforço de pesquisa e desenvolvimento conduzido pela Padtec em seus 18 anos de existência, o novo modelo de amplificador foi concebido para transmitir dados em altíssimas taxas (da ordem de terabits por segundo) por trechos de ultralonga distância, sem a necessidade de construção de estações de regeneração intermediária. Alguns trechos ultrapassam 300 quilômetros, sendo que as distâncias podem ser até três vezes maiores do que as alcançadas por sistemas de amplificação convencionais.

“Em um país de dimensões continentais como o Brasil, as operadoras de telecomunicações e os provedores de serviços de internet (ISPs) precisam implantar redes DWDM de milhares de quilômetros, o que exige a construção de estações de amplificação, que demandam grandes investimentos em infraestrutura”, explica Manuel Andrade, CEO da Padtec. “O ROPA C+ reduz a necessidade de estações intermediárias, viabilizando redes que levam internet a regiões remotas e promovem o seu desenvolvimento e a efetiva integração às demais regiões do país”, ressalta. 

Para Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec, o desenvolvimento dessa nova geração de amplificadores está alinhado ao compromisso da empresa de investir constantemente na evolução de sua linha de produtos, fornecendo ao mercado soluções inovadoras e no estado-da-arte da tecnologia em sistemas de comunicação óptica. “A Padtec é uma das poucas empresas no mundo que dominam o processo de desenvolvimento e produção de amplificadores ópticos. Com esse projeto, a intenção é continuar evoluindo e, assim, manter nossa posição de liderança tecnológica nesse segmento”, acrescenta. Nakamura observa que, para os clientes da Padtec, o investimento em desenvolvimento de novos produtos implica a disponibilidade de soluções capazes de atender às necessidades dos usuários – atuais e futuras – de maior capacidade e de qualidade na transmissão de dados.

Sobre a Padtec (padtec.com.br)

A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente.

Relacionados

Viana
VIANA RECEBE CINEMA ITINERANTE

Além do ingresso, a pipoca e o refrigerante são gratuitos São Paulo, 04...

Twitter
As possíveis causas do hackeamento da conta do CEO do Twitter

As possíveis causas do hackeamento da conta do CEO do Twitter Uma avaliação...