Parceria entre Surf e CVSP beneficia quase 3 mil migrantes e refugiados

Share:

Parceria entre Surf Telecom e Cruz Vermelha São Paulo beneficia quase 3 mil migrantes e refugiados no estado

Com o propósito de restabelecer o contato entre familiares, parceria Surf Telecom e Cruz Vermelha São Paulo quase triplica número de chips distribuídos em um ano

 

São Paulo, 24 de janeiro de 2024 – Em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP), a Surf Telecom, maior agregadora de MVNOs do Brasil, forneceu 2.483 chips de celular ao Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) em 2023 – um aumento de 187% em comparação com 2022, ano de início da colaboração, quando a Surf entregou 926 chips. 

O RLF é uma iniciativa que engloba uma série de atividades com o propósito de auxiliar migrantes e refugiados no processo de restabelecimento e manutenção do contato entre entes queridos, protegendo contra separações e desaparecimentos ocasionados por desastres, conflitos armados e migrações internacionais.

Somente em 2022, o estado de São Paulo registrou quase oito mil pedidos de refúgio, de acordo com a plataforma DataMigra, do Ministério da Justiça. Atuando em abrigos de São Paulo e Guarulhos, a iniciativa  da Surf com o RLF atendeu, no ano passado,  pessoas de mais de 20 nacionalidades, sendo os países mais recorrentes Angola (35,1%), Venezuela (18 %), Afeganistão (17,6%) e Haiti (11,3%). 

A maioria dos migrantes e refugiados é formada por homens (55%), principalmente entre 30 e 49 anos. 93,5% dos que receberam chips pretendem usá-lo para contato familiar, enquanto 41,7% mantêm contato diário com seus familiares.

“O Brasil é um país que sempre recebeu de braços abertos todos os refugiados, e com essa parceria esperamos atenuar um pouco a situação de angústia e incerteza que se abate sobre essas pessoas separadas por uma grande distância, dando a elas a oportunidade de se reconectarem por meio do celular”, afirma Mauro Motoryn, diretor de Desenvolvimento da Surf Telecom.

VEJA TAMBÉM:  Sensormatic - As iniciativas do varejo para tornar o setor mais sustentável em 2022

De acordo com informações da parceria Surf-CVSP, 41,6% dos refugiados estão sozinhos no Brasil e 55,1% têm familiares em pelo menos um país, o dado destaca a importância de criar meios para a manutenção de laços com entes queridos separados por processos migratórios; Ainda segundo os dados, 83,9% do público mantêm contato com seus familiares por meio de aparelho celular próprio, sendo que 62% acessam a  internet diariamente; 56% acessam a  internet via dados móveis; e 58% possuem algum tipo de dificuldade em acessá-la.

A Cruz Vermelha São Paulo também considera expandir a atuação do RLF para outras regiões do estado, como explica Catherine Da Silva Castanheira, coordenadora do projeto. “Realizamos o mapeamento e monitoramento de comunidades de migrantes e refugiados no estado de São Paulo, com o intuito de compreender suas demandas e necessidades. Com o serviço de conectividade, queremos atingir o maior número de beneficiados, evitando cenários de separação e desaparecimento de pessoas ao redor do mundo.”

 

Sobre a Surf Telecom

A Surf Telecom é uma empresa de telecomunicações líder na oferta de tecnologia white-label, que permite que organizações dos mais diversos segmentos se tornem operadoras de telefonia e ofereçam a seus clientes planos de celular e conectividade com uma marca própria. A companhia ainda fornece uma série de soluções tecnológicas e personalizadas nos campos da telefonia móvel, fixa e internet banda larga. 

A Surf Telecom trabalha continuamente com projetos de responsabilidade social, que contribuem com o desenvolvimento digital das comunidades em que atua. Nos últimos anos a companhia realizou doações de chips para equipes de resgate, voluntários e familiares em Brumadinho (MG), em resposta a tragédia ambiental ocorrida no início de 2019, além de doações para hospitais durante a pandemia de Covid-19, auxiliando na conectividade de médicos, pacientes e familiares.

VEJA TAMBÉM:  CPQD apresenta no Futurecom 2023 a nova plataforma Pailot, para AIoT

Sobre a Cruz Vermelha São Paulo 

Fundada em 1912, a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) integra a maior rede de ajuda humanitária do mundo. A Cruz Vermelha é um movimento humanitário internacional neutro, imparcial e independente, que tem como missão prevenir e atenuar o sofrimento humano sem distinção de nacionalidade, opinião política, classe social e etnia. 

Como parte do movimento mundial, a CVSP visa levar suporte à população mais vulnerável por meio dos seus Projetos Sociais, atualmente auxilia 99 ONGs e lideranças comunitárias com doações de alimentos, kits de higiene, roupas e calçados, desenvolvendo programas integrados que envolvem atividades educativas e culturais, mutirões de saúde, suporte emergencial para população acometida por desastres e o restabelecimento de laços familiares de migrantes e refugiados.

Sobre o Restabelecimento de Laços Familiares 

O Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) é o termo genérico dado a uma série de atividades que visam prevenir a separação e o desaparecimento, restabelecer e manter o contato entre familiares e esclarecer o destino das pessoas desaparecidas por conta de conflitos armados, desastres ou migração internacional.

Relacionados

Webinar gratuito analisa números recentes do mercado de energia solar

Greener analisa em webinar gratuito números recentes do mercado de energia solar Evento...

appgate, zero trust
Appgate – Três ações para diminuir a complexidade dos firewalls

Appgate – Três ações para diminuir a complexidade dos firewalls Desafios envolvendo o...