Parceria entre Surf e CVSP beneficia quase 3 mil migrantes e refugiados

Share:

Parceria entre Surf Telecom e Cruz Vermelha São Paulo beneficia quase 3 mil migrantes e refugiados no estado

Com o propósito de restabelecer o contato entre familiares, parceria Surf Telecom e Cruz Vermelha São Paulo quase triplica número de chips distribuídos em um ano

 

São Paulo, 24 de janeiro de 2024 – Em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP), a Surf Telecom, maior agregadora de MVNOs do Brasil, forneceu 2.483 chips de celular ao Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) em 2023 – um aumento de 187% em comparação com 2022, ano de início da colaboração, quando a Surf entregou 926 chips. 

O RLF é uma iniciativa que engloba uma série de atividades com o propósito de auxiliar migrantes e refugiados no processo de restabelecimento e manutenção do contato entre entes queridos, protegendo contra separações e desaparecimentos ocasionados por desastres, conflitos armados e migrações internacionais.

Somente em 2022, o estado de São Paulo registrou quase oito mil pedidos de refúgio, de acordo com a plataforma DataMigra, do Ministério da Justiça. Atuando em abrigos de São Paulo e Guarulhos, a iniciativa  da Surf com o RLF atendeu, no ano passado,  pessoas de mais de 20 nacionalidades, sendo os países mais recorrentes Angola (35,1%), Venezuela (18 %), Afeganistão (17,6%) e Haiti (11,3%). 

A maioria dos migrantes e refugiados é formada por homens (55%), principalmente entre 30 e 49 anos. 93,5% dos que receberam chips pretendem usá-lo para contato familiar, enquanto 41,7% mantêm contato diário com seus familiares.

“O Brasil é um país que sempre recebeu de braços abertos todos os refugiados, e com essa parceria esperamos atenuar um pouco a situação de angústia e incerteza que se abate sobre essas pessoas separadas por uma grande distância, dando a elas a oportunidade de se reconectarem por meio do celular”, afirma Mauro Motoryn, diretor de Desenvolvimento da Surf Telecom.

VEJA TAMBÉM:  ADT: Veja como deixar sua casa mais segura durante no feriado

De acordo com informações da parceria Surf-CVSP, 41,6% dos refugiados estão sozinhos no Brasil e 55,1% têm familiares em pelo menos um país, o dado destaca a importância de criar meios para a manutenção de laços com entes queridos separados por processos migratórios; Ainda segundo os dados, 83,9% do público mantêm contato com seus familiares por meio de aparelho celular próprio, sendo que 62% acessam a  internet diariamente; 56% acessam a  internet via dados móveis; e 58% possuem algum tipo de dificuldade em acessá-la.

A Cruz Vermelha São Paulo também considera expandir a atuação do RLF para outras regiões do estado, como explica Catherine Da Silva Castanheira, coordenadora do projeto. “Realizamos o mapeamento e monitoramento de comunidades de migrantes e refugiados no estado de São Paulo, com o intuito de compreender suas demandas e necessidades. Com o serviço de conectividade, queremos atingir o maior número de beneficiados, evitando cenários de separação e desaparecimento de pessoas ao redor do mundo.”

 

Sobre a Surf Telecom

A Surf Telecom é uma empresa de telecomunicações líder na oferta de tecnologia white-label, que permite que organizações dos mais diversos segmentos se tornem operadoras de telefonia e ofereçam a seus clientes planos de celular e conectividade com uma marca própria. A companhia ainda fornece uma série de soluções tecnológicas e personalizadas nos campos da telefonia móvel, fixa e internet banda larga. 

A Surf Telecom trabalha continuamente com projetos de responsabilidade social, que contribuem com o desenvolvimento digital das comunidades em que atua. Nos últimos anos a companhia realizou doações de chips para equipes de resgate, voluntários e familiares em Brumadinho (MG), em resposta a tragédia ambiental ocorrida no início de 2019, além de doações para hospitais durante a pandemia de Covid-19, auxiliando na conectividade de médicos, pacientes e familiares.

VEJA TAMBÉM:  BrazilFoundation registra arrecadação recorde de quase US$ 9 mi em 2021

Sobre a Cruz Vermelha São Paulo 

Fundada em 1912, a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) integra a maior rede de ajuda humanitária do mundo. A Cruz Vermelha é um movimento humanitário internacional neutro, imparcial e independente, que tem como missão prevenir e atenuar o sofrimento humano sem distinção de nacionalidade, opinião política, classe social e etnia. 

Como parte do movimento mundial, a CVSP visa levar suporte à população mais vulnerável por meio dos seus Projetos Sociais, atualmente auxilia 99 ONGs e lideranças comunitárias com doações de alimentos, kits de higiene, roupas e calçados, desenvolvendo programas integrados que envolvem atividades educativas e culturais, mutirões de saúde, suporte emergencial para população acometida por desastres e o restabelecimento de laços familiares de migrantes e refugiados.

Sobre o Restabelecimento de Laços Familiares 

O Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) é o termo genérico dado a uma série de atividades que visam prevenir a separação e o desaparecimento, restabelecer e manter o contato entre familiares e esclarecer o destino das pessoas desaparecidas por conta de conflitos armados, desastres ou migração internacional.

Relacionados

Comitê Nacional de Cibersegurança
CPQD: SemeAr conquista prêmio para redes privativas na categoria agro

Projeto SemeAr conquista prêmio para redes privativas na categoria agronegócio CPQD recebeu o...

CPQD
Projeto do CPQD adiciona IA à análise de dados em testes de veículos

Projeto desenvolvido pelo CPQD e Previsiown adiciona IA à análise de dados coletados...