cpqd

Parque Tecnológico de Sorocaba e CPQD assinam acordo de cooperação

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

Parque Tecnológico de Sorocaba e CPQD assinam acordo de cooperação com foco em inovação aberta e empreendedorismo

Campinas, 25 de novembro de 2021 – O CPQD e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) assinam hoje, 25/11, um acordo de cooperação e intercâmbio de informações, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e alavancar projetos de inovação com startups e outros parceiros na região de Sorocaba, no interior paulista. O foco inicial é a transformação digital do agronegócio, segmento em que o CPQD tem forte atuação por meio de projetos e iniciativas como o programa SemeAr, conduzido em parceria com a Embrapa e a FUNDECC – Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural.

Criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, bem como empresas de consultoria ou organizações, públicas e/ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado, o PTS reforça sua missão ao firmar parceria com o CPQD, que contribuirá com suas competências e a experiência no desenvolvimento de produtos e soluções, acumuladas em seus 45 anos de existência.

Para Nelson Tadeu Cancellara, presidente do PTS, a nova parceria deve engrossar a oferta de serviços para a área rural. “A região de Sorocaba conta com diversas culturas de produção que precisam de melhorias tecnológicas para facilitar o trabalho no campo. O acesso a essas ferramentas devem melhorar o controle e, por consequência, os resultados nos lucros para estes produtores”, afirma.

Entre os compromissos definidos no acordo de cooperação, destacam-se a estruturação do ecossistema de inovação da região de Sorocaba; estímulo a projetos de inovação com parceiros locais e startups; maximização de oportunidades de sinergia, com novos negócios e projetos de inovação para o agronegócio, minimizando riscos e otimizando investimentos, e a disseminação de tecnologias e inovações digitais para todos os produtores rurais do país, por intermédio do projeto SemeAr.

Paulo Curado, diretor de Inovação do CPQD, enfatiza que a parceria começa com foco no agronegócio – e com a iniciativa SemeAr -, mas com perspectiva de expansão para outras áreas de negócio. “Trata-se de um acordo amplo, que tem o objetivo de intensificar a inovação aberta e a sinergia entre o CPQD e esse importante parque tecnológico do estado de São Paulo, visando promover a transformação digital em diversos segmentos”, explica Curado.

 

VEJA TAMBÉM:  Radar Conecte-se ao Novo 2020 é o foco de duas lives realizadas pelo CPQD

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba

Fundado em 2012, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo visando o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Sorocaba. Por meio da articulação entre Poder Público, instituições de ensino e setor industrial e empresarial, acelera a transformação do conhecimento em riqueza.

O Parque Tecnológico é um espaço dotado da infraestrutura necessária para que startups, empresas, universidades e institutos desenvolvam pesquisas, produtos, ferramentas, soluções ou serviços que gerem melhorias na qualidade de vida da população.

Relacionados

ABCD
ABCD: Fintechs individualizam consumidores e empresas ao conceder crédito

O modelo de concessão de empréstimo e financiamento considera as características individuais para...

furukawa
Inscrições no Furukawa Electric Awards são prorrogadas até 30 de agosto

Compartilhe Siga no Google Notícias   Inscrições no Furukawa Electric Awards são prorrogadas...