Sidi

Plataforma de treinamento desenvolvida pelo SiDi será apresentada em evento

Share:

Plataforma de treinamento desenvolvida pelo SiDi será apresentada em evento do setor elétrico

Solução é tema de palestra no Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e Instalações Elétricas

Campinas, 23 de setembro de 2019 – O treinamento de técnicos que executam tarefas em áreas de missão crítica é um grande desafio para as empresas do setor elétrico. Com o objetivo de superar esse desafio, a ISA CTEEPuma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país – buscou a parceria do SiDi para o desenvolvimento de uma solução capaz de viabilizar a capacitação a distância de seus técnicos, em menos tempo e com maior qualidade, contemplando toda a complexidade de sua operação.

O primeiro resultado dessa parceria é a Plataforma de Treinamento e Simulação de Subestações, que será apresentada na palestra de Renato Vieira da Silva, engenheiro técnico sênior de Suporte a Operação da ISA CTEEP, e de Paulo Silas Fernandes, consultor sênior de Desenvolvimento de Negócios do SiDi, a ser proferida no Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e Instalações Elétricas (SENOP), que se realiza nesta semana (entre 23 e 25 de setembro), em Florianópolis (SC). Promovido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o evento tem o objetivo de contribuir para a excelência da operação no sistema elétrico brasileiro, por meio do aprimoramento e evolução profissional das equipes responsáveis.

“A ISA CTEEP possui mais de 160 subestações no Brasil operadas pelo Centro de Operação da Transmissão (COT), a maioria concentrada no estado de São Paulo, sendo que cada uma tem suas particularidades, características e tipos de uso diferentes”, explica Silva. “A equipe de suporte a operação precisa conhecer os vários tipos de subestações e aprender a fazer as principais manobras corretamente, para atender da melhor maneira uma emergência, no momento em que ela acontece”, acrescenta.

Com a plataforma desenvolvida pelo SiDi, foi criado um ambiente de simulação praticamente idêntico à configuração da subestação. “O SiDi conseguiu trazer para esse ambiente todas as configurações das nossas diferentes subestações, entre elas a de Bauru, que é uma das mais complexas do país, com 46 modalidades operativas além da operação normal”, afirma o engenheiro da ISA CTEEP. “Isso traz um grande ganho de tempo e de qualidade da aprendizagem, uma vez que o técnico consegue trabalhar o conceito e ao mesmo tempo exercitar a manobra em condições muito próximas à situação real”, enfatiza.

Paulo Fernandes destaca que o módulo de simulação – o primeiro implementado na plataforma – representa fielmente os recursos existentes nas subestações, equipamentos, sistemas de proteção, comutação, comando, intertravamento e outros aspectos físicos. “Além de capacitar os técnicos nas mais diversas configurações e contingências operativas, a ferramenta permite treinar manobras de liberação de equipamentos e recomposição pós-ocorrências ou blackouts, tudo de forma virtual”, explica.

Outra vantagem da nova solução é o desenvolvimento na nuvem, o que possibilita o acesso de qualquer lugar, a qualquer instante, por meio de um browser web. “Isso também facilita a rápida atualização da configuração de subestações, quando houver mudança, bem como a própria evolução da plataforma”, conclui Fernandes.

A palestra está programada para quarta-feira (25/09), às 10h15. O tema é Plataforma de Treinamento e Simulador de Manobras com enfoque na excelência da operação delegada das subestações.

Sobre o SiDi

Criado em 2004, o SiDi vem confirmando, ao longo dos anos, sua posição de protagonista na área de soluções móveis no Brasil. Localizado na cidade de Campinas (SP), reconhecida como importante polo tecnológico no país, o SiDi e seus mais de 250 colaboradores têm um compromisso definido: ajudar os clientes a colocar no mercado soluções globais que adicionem valor e recursos inovadores a seus produtos. Para saber mais, acesse http://www.sidi.org.br/

 

 

Relacionados

Educação Financeira
Obrigatório a partir de 2020, educação financeira pode reduzir dívidas

Disciplina obrigatória a partir de 2020, educação financeira pode reduzir o endividamento no...

cinema itinerante
RANCHARIA RECEBE CINEMA ITINERANTE

RANCHARIA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além...