energia solar

Preço de sistemas FV para residências mantém queda em 2023, aponta Greener

Share:

Preço de sistemas fotovoltaicos para residências mantém ritmo de queda em 2023, aponta novo estudo da Greener

Redução torna aquisição mais atrativa e melhora retorno de investimento para o consumidor final

 

São Paulo, 21 de março de 2024 – A queda no preço dos sistemas fotovoltaicos (FV) para clientes residenciais e comerciais de pequeno porte continua acentuada. Em janeiro deste ano, a redução foi de 30% em comparação com o mesmo período de 2023, resultado da retração no preço dos módulos no mercado internacional e no Brasil. Os dados fazem parte da nova edição do Estudo Estratégico GD, que acaba de ser lançado pela Greener. O estudo ouviu mais de 3,7 mil empresas integradoras e distribuidoras de todo o país sobre temas como preços, financiamento, faturamento, seguro, descarte e tendências, como Mercado Livre e eletromobilidade, criando um panorama abrangente do mercado de GD em 2023 e trazendo as principais perspectivas para este ano.

De acordo com o levantamento, a classe residencial enfrentou uma queda de potência adicionada de 20% em 2023. Em contrapartida, a classe comercial apresentou crescimento, puxado pelo avanço de projetos de mini geração.

“Além da queda no preço dos módulos, os últimos meses do ano também trouxeram uma recuperação do financiamento e um cenário de queda dos juros e melhora no retorno do investimento, o que torna a aquisição desses sistemas mais atrativa para o consumidor final”, avalia Marcio Takata, CEO da Greener.

O Estudo GD aponta que o financiamento apoiou 53% das vendas do ano passado, indicando um segundo semestre mais favorável ao crédito, possivelmente impulsionado pela redução das taxas de juros iniciadas em agosto. 

A queda do preço dos sistemas FV também influenciou no retorno do investimento, que teve redução de 25% do payback para as instalações locais residenciais na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2023.

VEJA TAMBÉM:  Padtec inaugura estúdio EAD para treinamentos a distância

Em 2023, o Brasil demandou 17,5 GWp de módulos fotovoltaicos (FV), leve redução de 1,7% em comparação com o ano anterior. Geração Centralizada e Geração Distribuída de grande porte compensaram a queda de demanda de GD varejo (pequeno porte).

O estudo completo está disponível para download gratuito no site da Greener:

https://www.greener.com.br/estudos/sumario-executivo-estudo-de-geracao-distribuida-2024/

 

Sobre a Greener

Fundada em 2007, a Greener é uma empresa de assessoria e inteligência de dados especializada em transição energética, apoiando empreendedores e investidores na busca das melhores estratégias para potencializar oportunidades e resultados, contribuindo assim para o processo de transição energética. A Greener assessora as empresas no desenvolvimento de empreendimentos fotovoltaicos oferecendo consultoria estratégica, pesquisas de mercado, diligência de projetos e usinas, otimização de investimentos, assessoria técnica, financeira e regulatória, além de realizar palestras e eventos para o setor.

Relacionados

Comitê Nacional de Cibersegurança
Representantes do CPQD são selecionados para o Comitê Nacional de Cibersegurança

Comitê Nacional de Cibersegurança Sérgio Ribeiro ocupa uma das três vagas do CNCiber...

SiDi
SiDi está com mais de 80 vagas abertas para profissionais de tecnologia

Compartilhe SiDi está com mais de 80 vagas abertas para profissionais de tecnologia...