CPQD

Projeto do CPQD adiciona IA à análise de dados em testes de veículos

Share:

Projeto desenvolvido pelo CPQD e Previsiown adiciona IA à análise de dados coletados em testes de rodagem de veículos

Objetivo é criar um marketplace de modelos de Inteligência Artificial para detecção de falhas e anomalias

Campinas, 1.º de agosto de 2023 – O lançamento de um carro novo é precedido por uma série de testes de rodagem, com simulações de situações reais, visando garantir a qualidade do produto e a redução de falhas que podem obrigar o consumidor a recorrer à garantia do fabricante – ou até mesmo levar ao recall de veículos. Com o objetivo de aperfeiçoar esse processo, a Previsiown, startup que atua na área de testes de rodagem para a indústria automotiva, está iniciando um novo projeto em parceria com o CPQD – e o apoio da EMBRAPII – visando adicionar inteligência à análise de dados coletados durante esses testes.

Trata-se de uma evolução do trabalho que vem sendo conduzido pela parceria Previsiown e CPQD, com foco no desenvolvimento de uma solução para aquisição de dados de veículos automotores (telemetria) durante os testes de rodagem. A solução é composta por dispositivos de diagnóstico on board que coletam dados dos automóveis (diretamente do barramento CAN) e, por meio de smartphones, enviam as informações para tratamento na plataforma IoT desenvolvida pelo CPQD – a dojot -, que as disponibiliza na plataforma de backoffice da Previsiown. 

A solução também registra os comentários em áudio dos motoristas que realizam os testes de veículos. “Durante o teste, o motorista narra todos os eventos relevantes, como barulhos, potência ou mau funcionamento de algum equipamento, por exemplo, que são entregues já classificados”, explica Ivan Vianna, CEO da Previsiown.

VEJA TAMBÉM:  CPQD torna-se nó validador da rede global Sovrin para identidade digital

Além disso, em projetos anteriores, a solução incorporou modelos de predição e reconhecimento de padrões, usando recursos de Inteligência Artificial (IA), com base nos dados coletados durante os testes de rodagem – e disponibilizados por intermédio da dojot. “Com isso, tivemos ganhos de velocidade no processo de testes e redução do retrabalho, o que se refletiu em economia de recursos, principalmente humanos”, afirma Vianna. “A solução também trouxe um aumento de dez vezes no número de ocorrências mapeadas durante os testes, o que possibilitou agilidade na identificação e tratamento dos problemas, refletindo-se diretamente na qualidade do produto final”, acrescenta.

Com o novo projeto, que tem 12 meses de duração, o objetivo é gerar e integrar diversos modelos de IA em um marketplace para detecção de falhas e anomalias em veículos. “A intenção é criar e treinar previamente os modelos de IA, que ficarão disponíveis para consulta no marketplace”, ressalta o CEO da Previsiown. O projeto também prevê a montagem de 50 protótipos de dataloggers (coletores de dados), que serão integrados em uma prova de conceito de análise dos dados por modelos de IA.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  CAMPINAS RECEBE CINEMA ITINERANTE

Relacionados

contas laranjas
Contas laranjas mobilizam colaboração entre bancos no combate às fraudes

Contas laranjas mobilizam colaboração entre instituições financeiras no combate às fraudes Quod, que...

cpqd
CPQD participa de programa de internacional contra ataques cibernéticos

Compartilhe Siga no Google Notícias   CPQD participa de programa de cooperação internacional...