CPQD

Projeto do CPQD com a Alfa Sense recebe Prêmio Anuário Tele.Síntese

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

Projeto desenvolvido pelo CPQD com a Alfa Sense recebe Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação

Solução Fence Lite fica em primeiro lugar na categoria Fornecedores de Produtos

O projeto que resultou na solução FENCE LITE, lançada no mercado no ano passado pela empresa Alfa Sense, acaba de render um reconhecimento importante para o CPQD: o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações. A premiação aconteceu na tarde desta terça-feira, 15/12, em uma cerimônia virtual que marcou o lançamento da edição 2020 do Anuário Tele.Síntese.

Desenvolvido pela Unidade EMBRAPII CPQD em parceria com a Alfa Sense e com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse projeto inovador ficou com o primeiro lugar na categoria Fornecedores de Produtos do Anuário. A nova tecnologia, indicada principalmente para a segurança de perímetros, transforma um cabo comum de fibra óptica em sensor de vibração avançado e ultrassensível, capaz de detectar diferentes tipos de ameaças e emitir alarmes em tempo real.

“A solução FENCE LITE transforma qualquer perímetro em uma barreira de alta segurança”, afirma Hamilton Silva, diretor da Alfa Sense. “O perímetro nunca fica vulnerável, uma vez que o sistema é capaz de detectar todas as possíveis formas de intrusão, seja por meio de tentativa de escalada, corte no alambrado, quebra do muro, corte da fibra, escavação, túneis, ou outras artimanhas utilizadas pelos criminosos, e sem falsos positivos (alarmes falsos)”, explica.

Paulo Curado, diretor de Inovação do CPQD, destaca que a tecnologia desenvolvida no projeto é similar à aplicada em engenharia aeroespacial. “Essa solução inovadora, totalmente desenvolvida no país, é fruto da experiência de mais de 20 anos do CPQD no desenvolvimento de sensores ópticos para vários setores, como energia, óleo e gás e mineração”, afirma Curado.

Na edição deste ano, o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações recebeu a inscrição de 165 projetos de 119 empresas, em seis categorias. Uma comissão julgadora, formada por representantes da academia, do governo e da sociedade civil, avaliou as iniciativas e selecionou as de maior destaque em função do impacto causado pela inovação no mercado e na sociedade.

Relacionados

Facebook
Mais de 400 milhões de números de telefone foram expostos pelo Facebook

Mais de 400 milhões de números de telefone foram expostos pelo Facebook. Quais...

Tecnologias do CPqD são premiadas em evento voltado à inovação aberta

www.cpqd.com.br Campinas, 11 de março de 2019 – As tecnologias do CPqD conquistaram...

×

Olá!

Clique em nosso atendimento abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected]

× Como posso te ajudar?