abcd

Prova de Conceito: mais um passo do Brasil rumo ao Open Banking

Share:

Claudia Amira, Diretora Executiva da ABCD – Associação Brasileira de Crédito Digital*

 

Iniciativa foi realizada entre maio e setembro do ano passado

Prestes a ser implementado no Brasil no segundo semestre deste ano, e atualmente em processo de consulta pública, anunciada no fim de novembro pelo Banco Central, o Open Banking deu um passo importante após a conclusão da Prova de Conceito (PoC, do inglês Proof of Concept). Conectando instituições financeiras e fintechs de crédito, a experiência confirmou na prática que a implementação do sistema financeiro aberto pode ser rápida, segura e de baixo custo.

Realizada entre maio e setembro de 2019, por meio de uma parceria entre a ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), que congrega mais de 80 pequenos e médios bancos, a iniciativa contou com a participação de alguns membros das instituições financeiras, em especial os bancos Original e Pan, e as fintechs Geru e Guiabolso.

E as principais conclusões não poderiam ter sido melhores para o setor. Inspirada no modelo de Open Banking do Reino Unido e adaptada à realidade do Brasil, a Prova de Conceito foi baseada em dois “Casos de Uso” – concessão de crédito para pessoa física e gestão financeira de múltiplas contas – e demonstrou uma perfeita integração entre as fintechs Geru e Guiabolso e os bancos Original e Pan.

Além disso, com poucas horas de desenvolvimento e baixa complexidade técnica, foi implementado o acesso ao cadastro e a consulta de saldo e extrato, por meio de uma experiência instintiva e simples para o usuário.

Na parte técnica, destacou-se o uso de middleware, software criado para viabilizar a conversão de APIs nativas dos fornecedores de informações para um formato único, como forma descomplicada de conversão de APIs para o formato padronizado de integração. O Modelo de Autorização utilizado, o OAuth2, também padrão da indústria, mostrou-se seguro e bem documentado, suportando plataformas web e mobile.

VEJA TAMBÉM:  ABCD: 5 itens que é preciso saber sobre a segunda fase do Open Banking

Para além dos resultados positivos, a PoC proporcionou ainda vários aprendizados, notadamente sobre a importância do acesso a ambientes de testes, o sandbox, para facilitar e promover a experimentação entre as instituições financeiras, viabilizando assim uma entrada segura no Open Banking.

Importante para embasar a implantação do sistema financeiro aberto do país, a Prova de Conceito abriu as portas para uma nova etapa do processo, que segue agora para o encerramento da consulta pública, em 31 de janeiro. Mais um passo rumo à inovação que o Open Banking trará ao Brasil ainda neste ano.

 

Relacionados

Empresários individuais, micro e pequenos empreendedores são os principais clientes das fintechs de crédito entre as pessoas jurídicas

Empresários individuais, micro e pequenos empreendedores são os principais clientes das fintechs de crédito...

ANBC, Quod, ABCD
ABCD inicia campanha para combater aumento de golpes financeiros

ABCD inicia campanha para combater aumento de golpes financeiros    Entidade se une...