Comitê Nacional de Cibersegurança

Provedor SIM Conecta, do Mato Grosso, adota solução de core de rede do CPQD

Share:

Provedor SIM Conecta, do Mato Grosso, adota solução de core de rede do CPQD para expandir cobertura e serviços de sua rede 4G

Com atuação focada no agronegócio, ISP quer melhorar sua infraestrutura de conectividade, que hoje cobre mais de 150 mil hectares no sudeste do estado

Campinas, 18 de setembro de 2023 – A SIM Conecta, provedor de serviços de internet que atua no sudeste do Mato Grosso com foco principalmente no agronegócio, acaba de fechar acordo com o CPQD para a adoção do C2n, solução de core de rede convergente 4G/5G desenvolvida pela organização. Com isso, o provedor pretende melhorar sua infraestrutura de conectividade e expandir sua rede 4G, que atualmente cobre uma área de mais de 150 mil hectares, beneficiando mais de 40 mil pessoas.

“Nosso negócio é levar conectividade para o produtor rural, que precisa se comunicar com fornecedores, clientes e com o mundo, e também para comunidades de áreas não atendidas pelas operadoras móveis”, afirma o engenheiro agrônomo Alexsandro Gregorio, fundador da SIM Conecta. Criada há dois anos, a empresa tem sede em Primavera do Leste e atende outros municípios pequenos – mas com PIB alto – dessa região do Mato Grosso, que se caracteriza pela produção de grãos e de algodão. “Para o agricultor que está na lavoura, comunicação e acesso a informações são essenciais para o sucesso do seu negócio”, enfatiza Gregorio.

Com o objetivo de atender esse segmento, a SIM Conecta implantou uma rede 4G LTE de alta capacidade, operando na faixa de 700 MHz – com licença concedida pela Anatel – para levar conectividade em longas distâncias. Mas a solução utilizada no core dessa rede apresentava limitações para a sua expansão. “Decidimos adotar a solução C2n, do CPQD, para poder melhorar ainda mais nosso serviço estendendo a cobertura da nossa rede móvel para outros municípios e, também, para oferecer serviços de banda larga FWA (Fixed Wireless Access)”, conta o executivo.

Além dessa possibilidade de expansão, a SIM Conecta também espera melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes, proporcionando uma experiência única de uso da conectividade. “Escolhemos a solução C2n porque traz a segurança de uma organização como o CPQD, além de um bom suporte técnico e inovações constantes”, afirma Gregório. Ele revela que a intenção é ampliar a parceria com o CPQD, visando alavancar a oferta de soluções e novos serviços de valor agregado. “O objetivo é ter uma rede financeiramente saudável e, para isso, planejamos oferecer uma solução fim a fim para nossos clientes, incluindo serviços e aplicações de Internet das Coisas integrados com Inteligência Artificial, por exemplo”, acrescenta.

Tatiana Mesquita, responsável pelo marketing do C2n, ressalta que a solução de core de rede do CPQD é flexível, robusta e tem custo compatível com a realidade do país. “Isso viabiliza a implantação de projetos de redes privativas 4G e 5G, proporcionando a conectividade necessária para o uso de aplicações de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) em diversos segmentos, como o agronegócio”, ressalta.


Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

VEJA TAMBÉM:  CPQD lança nova fase de programa destinado a profissionais na área de TICs

Relacionados

Greener Summit 2023
Brasil viabiliza mais de R$ 64 bi em investimentos de geração solar em 2022

Brasil viabiliza mais de R$ 64 bilhões em investimentos de geração solar em...

cinema itinerante
SÃO JOÃO DA BARRA RECEBE CINEMA ITINERANTE

SÃO JOÃO DA BARRA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...