serviços financeiros

Provenir – Buy Now, Pay Later ganha espaço no cenário global de compras

Share:

Similar aos antigos cheques pré-datados, modalidade de pagamento Buy Now, Pay Later ganha espaço no cenário global de compras

De acordo com a Provenir, especializada em decisão de risco baseada em IA para melhor tomada de decisão na concessão de crédito, método tende a incluir desbancarizados no sistema financeiro

São Paulo, 5 de junho de 2023: Uma antiga forma de pagamento muito conhecida dos brasileiros vem ganhando o mundo. O Buy Now, Pay Later (BNPL), ou “compre agora, pague depois”, versão moderna dos antigos cheques pré-datados, amplamente utilizados no Brasil por décadas, vem se destacando entre os consumidores dos Estados Unidos e Europa, despontando como tendência para o comércio global.

Ao atrair usuários que não possuem cartão de crédito ou não querem comprometer seu limite, o BNPL está se preparando para abocanhar uma significativa fatia do montante global de US$ 8 trilhões da indústria de cartões de crédito.

Com estimativa de superar US$ 33,6 bilhões até 2027, o Buy Now, Pay Later tem desempenhado importante papel para a inclusão financeira, o que no Brasil tende a ter um impacto considerável. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, referente a 2021, mais de 16 milhões de pessoas não tinham acesso a serviços bancários no país no período analisado – outras quase 18 milhões eram sub-bancarizadas, tendo assim o poder de compra delimitado pelo acesso às facilidades de pagamento oferecidas pelo mercado.

Para esse contingente desbancarizado, o “compre agora, pague depois” traz uma série de benefícios na comparação com o popular cartão de crédito. Os processos de solicitação costumam ser simples, permitindo acesso praticamente instantâneo aos recursos. Paralelamente a isso, as prestações não têm juros embutidos, os limites de crédito dependem da compra em questão e normalmente não há taxas anuais.

VEJA TAMBÉM:  Provenir: 5 benefícios do uso de novas fontes de IA para o setor de crédito

Para o mercado de provedores de crédito, destacam-se entre as vantagens a democratização dos dados, já que a modalidade utiliza informações alternativas e abertas em seu banco de dados; a chance de oferecer produtos e soluções alternativas de crédito, uma vez que abre a possibilidade de participação para instituições não necessariamente do ecossistema financeiro; além da fácil adaptação às mudanças e evoluções do mercado e dos processos integrados contra fraudes, características potencializadas pelo emprego de machine learning e Inteligência Artificial.

Segundo a Provenir, líder global em tecnologia de decisão de risco de crédito baseada em dados e IA, a busca por soluções e tecnologias que possibilitem a oferta de novos métodos para acessar crédito vem registrando crescimento significativo nos últimos anos.

“Atraindo cada vez mais adeptos, o BNPL só é possível por meio de tecnologias escaláveis e flexíveis que permitam adaptação fácil ao mercado e à regulamentação. Desta forma, as instituições que oferecem produtos e serviços financeiros entendem que para oferecer acesso a esse tipo de oportunidade de consumo é necessário implementar ferramentas digitais capazes de melhorar o atendimento às necessidades específicas dos clientes”, afirma Jose Luis Vargas, vice-presidente Executivo para a América Latina da empresa.

Com o apoio da tecnologia integrada, as instituições que oferecem a modalidade têm maior agilidade para iniciar a operação ou para adaptação a novos nichos de mercado e a possibilidade de acompanhar todo ciclo de consumo dos clientes, aperfeiçoando assim a jornada do usuário. “Com a aceleração da digitalização, os credores podem, com o uso de dados alternativos, tomar decisões mais assertivas de onboarding e aprovação em tempo real, tornando o BNPL mais eficiente e atrativo para todos os envolvidos, promovendo também a inclusão financeira”, finaliza Vargas.

 

Sobre a Provenir

VEJA TAMBÉM:  Provenir destaca benefícios dos dados não estruturados para análise de risco de crédito no C4CC 2024

A Provenir, líder global em software para tomada de decisão de risco, ajuda fintechs e provedores de serviços financeiros a tomarem decisões mais inteligentes rapidamente por meio de uma plataforma baseada em inteligência artificial. Em uma solução unificada, reúne três componentes essenciais necessários – dados, IA e tomada de decisão.

A empresa trabalha com organizações de serviços financeiros disruptivos em mais de 50 países e processa mais de três bilhões de transações anualmente. Em 2022, foi vencedora do prêmio “Soluções de Dados para Finanças”, promovido pelo Data Breakthrough Awards Program.

Relacionados

cinema itinerante
SAQUAREMA RECEBE CINEMA ITINERANTE

SAQUAREMA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES...

CPQD
CPQD celebra resultados de seu projeto de transformação cultural

CPQD celebra resultados de seu projeto de transformação cultural Campinas, 14 de novembro...