Padtec Proxxima Telecom

Rede subfluvial atinge capacidade recorde em trecho com solução da Padtec

Share:

Rede subfluvial do programa Norte Conectado atinge capacidade recorde em trecho com solução DWDM da Padtec

Com mais de 300 quilômetros de distância, o trecho entre Macapá, no Amapá, e Almeirim, no Pará, alcançou a marca de 250 Gb/s de capacidade de transmissão.

Campinas, 03 de maio de 2023 – Ampliar o acesso a serviços de banda larga na região amazônica, promovendo a inclusão digital da população. Com esse objetivo, o Norte Conectado, programa do Ministério das Comunicações (MCom) operado por um consórcio de empresas de telecomunicações, está construindo uma rede subfluvial de alta capacidade na região Norte do país. E a operadora de telecom Wire – marca que faz parte da Alloha Fibra, maior operadora independente de fibra óptica do Brasil e terceira maior empresa de fibra do país -, que atua como líder do consórcio na primeira fase do programa, a Infovia 00, apostou na solução DWDM da Padtec para ampliar a capacidade de transmissão do maior trecho dessa rede subfluvial.

Com mais de 300 quilômetros de distância, o trecho interliga Macapá, capital do Amapá, e a cidade de Almeirim, no Pará, através do leito do rio Amazonas. A adoção da geração de transponders de 800 Gb/s da Padtec permitiu atingir a capacidade de transmissão recorde de 250 Gb/s por canal óptico nesse trecho da rede. “Até então, a taxa máxima alcançada era de 200 Gb/s por canal óptico. Com esse aumento de 50 Gb/s, levamos conexão de alta capacidade para mais de 22 mil clientes finais, contribuindo também para a inclusão digital e social dessa localidade”, afirma Rubens Costa, gerente de Redes da Wire. “Além da competência tecnológica para desenvolver soluções adequadas às demandas das redes, o apoio técnico da Padtec é um diferencial importante para nós. A empresa está sempre próxima para entender nossas necessidades e propor a solução técnica mais adequada”, completa.

VEJA TAMBÉM:  Rede óptica iluminada pela Padtec marca a chegada da Silica Networks

Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, a linha de transponders de 800 Gb/s (até 400 Gb/s por canal óptico) da Padtec oferece altas taxas de transmissão de dados em curtas, médias e longas distâncias. “Um dos diferenciais técnicos dessa geração de transponders está na funcionalidade Modo Acoplado, que habilita taxas de transmissão intermediárias, por exemplo de 50, 150 e 250 Gb/s, e não só em janelas de 100 em 100 Gb/s”, explica Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec. “Para nossos clientes, isso significa mais flexibilidade e menor custo por bit para a expansão da capacidade de suas redes”, conclui o executivo. 

“Estamos satisfeitos por contribuir, mais uma vez, para o avanço da conectividade na região Norte, com equipamentos DWDM de última geração. Afinal, um dos grandes benefícios da conectividade é a promoção do desenvolvimento regional, ao permitir a efetiva integração entre as diversas regiões do país e o mundo”, ressalta Carlos Raimar, CEO e diretor com Investidores da Padtec. 

Sobre a Padtec (padtec.com)

A Padtec é uma multinacional brasileira que tem como objetivo dar vida a conexões de alta capacidade por todo o Brasil, nas Américas e em todo o mundo. Da pequena cidade à agitada metrópole. Para cada pessoa, para todos os tipos de negócio. Com mais de duas décadas de história, temos orgulho de saber que trabalhamos junto de nossos clientes para oferecer serviços capazes de aproximar pessoas. É assim, colaborando e respirando tecnologia, que chegamos onde ninguém mais chega. Ousamos usar nossos conhecimentos para desenhar novos futuros e acompanhar um mundo em constante evolução. Esse é nosso jeito de impulsionar conexões para criar novas realidades.

Sobre a Wire

VEJA TAMBÉM:  Teatro interativo leva educação ambiental a escolas públicas

A Wire faz parte da maior empresa independente de fibra óptica do Brasil, o Grupo Alloha Fibra. Com mais de 25 anos no mercado, buscando soluções inovadoras e disruptivas, a Wire atua em mais de 400 cidades, 16 estados e 4 regiões do Brasil. Atualmente a operadora disponibiliza mais de 40 mil km de Fibra Óptica para residências e empresas.

Sobre Alloha Fibra

Alloha Fibra, maior operadora independente de Fibra Óptica do Brasil e a 3ª maior de fibra, foi a empresa que mais cresceu em banda larga fixa, em 2022. Com nove marcas comerciais está presente em mais de 280 cidades brasileiras, em 22 estados, reunindo mais de 1,4 milhão de clientes nos segmentos B2B e B2C. O propósito do grupo é conectar pessoas, ideias e negócios promovendo a inclusão digital e social do Brasil.

Relacionados

Kryptus
Ministério da Defesa reconhece como PED mais produtos da Kryptus

Compartilhe Siga no Google Notícias   Ministério da Defesa reconhece como PED mais...

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo pode aumentar a arrecadação de impostos estaduais no PA

Em vigor a partir de 9 de julho, novo Cadastro Positivo pode aumentar...