Comitê Nacional de Cibersegurança

Rilap e CPQD lançam equipamento para análise digital durante uma cirurgia

Share:

Rilap e CPQD lançam equipamento pioneiro e inovador para monitoramento e análise digital de eventos durante uma cirurgia

Life Surgery Box está sendo apresentado ao público, pela primeira vez, na 28ª edição da Feira Hospitalar

Campinas, 24 de maio de 2023 – A Rilap e o CPQD lançam, em parceria, o Life Surgery Box na 28ª edição da Feira Hospitalar, que acontece entre os dias 23 e 26 de maio, em São Paulo. O equipamento pioneiro e inovador possibilita que os principais eventos do ato cirúrgico sejam registrados em um único arquivo de vídeo, contribuindo tanto para o ensino médico quanto para a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes.

Desenvolvido totalmente pela ciência brasileira – com apoio da Embrapii e do SEBRAE, com fabricação dos protótipos pelo FIT: Instituto de Tecnologia -, no exato momento do procedimento, o Life Surgery Box capta, registra, integra e armazena as ações e eventos das cirurgias de forma síncrona, em um único arquivo digital de vídeo. Para isso, o equipamento conta com uma entrada para câmera endoscópica cirúrgica, câmera com áudio posicionada no ambiente externo, um pedal para fotos instantâneas, monitor multiparamétrico para acompanhamento de sinais vitais, monitor BIS (Índice Bispectral) que avalia da atividade cerebral durante a anestesia geral, sem que haja qualquer tipo de interação ou conexão com o paciente.

De acordo com Ronaldo Bizarro, gestor de projeto da Rilap, o Life Surgery Box oferece um conteúdo de dados robusto e simples de usar, o qual possibilita análise comparativa proveniente das diferentes fontes. “Esses dados podem ser usados de forma prospectiva ou retrospectiva, oferecendo uma valiosa contribuição para avaliação crítica e aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas, além de uma grande base de dados para Inteligência Artificial”, afirma.

VEJA TAMBÉM:  CPQD apresenta nova metodologia para avaliação de riscos em sistemas IoT

Maria Lúcia Herrera, gestora de projetos do CPQD, por sua vez, destaca que a criação e o aperfeiçoamento do Life Surgery Box levaram mais de quatro anos. “O desenvolvimento da solução começou em agosto de 2018, com incentivos da Embrapii e Sebrae, iniciando com sua concepção e projeto de hardware, mecânica e software; seguido pelo aprimoramento através de novas funcionalidades e a fabricação de um lote piloto”, comenta. “O projeto enfrentou diversos desafios técnicos, dada a complexidade da solução. Hoje, o Life Surgery Box é o único equipamento que reúne todas as informações de uma cirurgia/procedimento em uma única imagem, despertando o interesse de diversos profissionais ligados aos hospitais”, complementa a gestora.

Os dados coletados pelo Life Surgery Box são concentrados em um único arquivo de vídeo e podem ser exportados para diferentes meios de armazenamento, como saída USB, rede local ou diretamente para a nuvem. As operações são totalmente seguras, uma vez que têm os dados criptografados e disponibilizados apenas para um usuário pré-configurado com login e senha do procedimento, permitindo, se necessário, uma rápida e segura recuperação das imagens e informações. No Life Surgery Box, a privacidade é preservada pelo acionamento de um software (Face Blur), impossibilitando a identificação facial da equipe de saúde e do paciente.  O equipamento funciona, portanto, de forma autônoma, sem depender de estrutura local para armazenamento de dados e imagens.

Na Feira Hospitalar, o público poderá conhecer o Life Surgery Box no estande b-108. Para mais informações, acesse o site: www.rilap.com.br/lifesurgerybox

Relacionados

SiDi
SiDi inaugura unidade em Manaus e abre vagas para profissionais de tecnologia

Compartilhe Siga no Google Notícias   SiDi inaugura unidade em Manaus e abre...

Cadastro Positivo
Novo Cadastro Positivo pode injetar R$ 20 bilhões na economia do MS

Válido a partir de 9 de julho, novo Cadastro Positivo pode injetar R$...