Furukawa

Scala Data Centers adota solução inédita da Furukawa

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

Scala Data Centers adota solução inédita da Furukawa de alta densidade e rápida instalação na interligação de seus centros de dados

São Paulo, 10 de outubro de 2022 – A Furukawa acaba de concluir a implantação na Scala Data Centers – plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado Hyperscale – de uma solução inédita no Brasil, que foi desenvolvida com o objetivo de atender às necessidades de alta densidade e escalabilidade das redes ópticas de grandes centros de dados. A solução, adotada em uma prova de conceito (POC) no campus Tamboré (SP) da Scala, combina duas tecnologias inovadoras: cabos rollable ribbon de altíssima contagem de fibras e pré-conectorizados na planta interna. 

Agostinho Villela, VP de Engenharia da Scala Data Centers, destaca que a solução da Furukawa é estratégica para as operações da companhia. “Essa tecnologia reforça nossa abordagem de negócio, que tem como um dos principais pilares a inovação, permitindo aumentar a nossa capacidade óptica com uso de menos espaço e recursos dedicados à nossa infraestrutura. Oferecemos, assim, mais rapidez, segurança e qualidade aos clientes hospedados em nossos data centers”.

Desenvolvida pelo grupo Furukawa Electric, no Japão, a tecnologia rollable ribbon permite melhor aproveitamento e acomodação das fibras dentro dos dutos, o que viabiliza a oferta de cabos de altíssima densidade com diâmetro reduzido, indicados para as conexões entre grandes data centers. “O uso da solução pré-conectorizada baseada em tecnologia rollable ribbon permite disponibilizar, em pouco tempo, uma variedade de conexões, topologias e velocidades, ampliando as opções oferecidas aos clientes e parceiros da Scala”, afirma Flávio Marques, da Gerência Técnica de Aplicação da Furukawa Electric LatAm.

VEJA TAMBÉM:  Vero adota solução Furukawa em nova rede para atender cidade mineira

Na aplicação desenvolvida para a Scala, foram utilizados cabos de 864 fibras com apenas 21,6 mm de diâmetro. “A grande quantidade de fibras de alta performance fica disponível na nova plataforma modular FLX, possibilitando a realização de mudanças rapidamente e sem qualquer dificuldade, mesmo em um campo de conectividade de alta densidade”, explica Marques. 

Além disso, o uso de pré-conectorização na parte interna do data center ajuda a dar mais agilidade à instalação dos cabos, por exemplo, quando houver necessidade de ampliar o número de conexões. “A ideia é garantir a continuidade dos negócios, principalmente nesses ambientes em que alterações são constantes e os clientes do data center precisam de respostas rápidas para suas demandas”, acrescenta o executivo da Furukawa.

O engenheiro Fabio Neri, diretor da empresa instaladora Interface – credenciada Furukawa -, ressalta a vantagem da pré-conectorização. “Como a solução é pré-conectorizada e o processo de fusionamento das fibras é simultâneo, o tempo de terminação diminui em 60%”, afirma.

 

Sobre a Scala Data Centers

Scala Data Centers é a plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado Hyperscale. Sediada no Brasil e fundada pela DigitalBridge, foi desenvolvida para atender e superar a crescente demanda por acesso digital na América Latina. A Scala conta com uma equipe altamente qualificada de mais de 500 profissionais e aplica uma abordagem flexível e inovadora para oferecer serviços de colocation de excepcional qualidade para clientes Hyperscale, provedores de serviços e software em nuvem e grandes empresas. Customizamos soluções estado da arte para cada cliente na construção de data centers de última geração, com alta disponibilidade, grande índice de eficiência energética e altíssima densidade. Tudo isso aliado às melhores práticas de sustentabilidade guiadas por nosso programa ESG (Environmental, Social, Governance). Para obter mais informações, visite www.scaladatacenters.com.

VEJA TAMBÉM:  GSMA ANUNCIA OS PRIMEIROS PALESTRANTES PARA O MWC LOS ANGELES 2019

Sobre a Furukawa Electric LatAm

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.  

Mais informações: www.furukawalatam.com

Relacionados

Furukawa
Furukawa lança solução de monitoramento da qualidade de redes ópticas

Compartilhe Siga no Google Notícias Furukawa lança solução de gestão e monitoramento da...

CPQD
Tecnologias para transformação digital são o foco de série de lives do CPQD

Compartilhe Tecnologias para o novo cenário da transformação digital são o foco de...