ABCD

ABCD: Selo garante as melhores práticas no crédito online

Share:

Iniciativa leva em conta o comprometimento com o Código de Ética e Autorregulamentação da Associação Brasileira de Crédito Digital

São Paulo, 28 de junho de 2019: Em meio a um cenário marcado por uma série de medidas do Banco Central com o objetivo de estimular o mercado e ampliar a atuação das fintechs de crédito no país, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) acaba de lançar o Selo ABCD, voltado às associadas comprometidas com o Código de Ética e Autorregulamentação da entidade. A novidade é mais uma ação da associação orientada às boas práticas do segmento. “Desde o início de 2016, ano de fundação da ABCD, sabíamos que nosso papel, além de lutar pelo desenvolvimento do mercado de crédito online no Brasil, deveria ser o de prezar por uma relação saudável e de qualidade entre os envolvidos. Para isso, alguns princípios não poderiam faltar, motivo pelo qual foram todos contemplados no nosso Código”, afirma o presidente da ABCD, Rafael Pereira. 

A máxima transparência é um dos pontos principais do código, já que as fintechs (empresas que oferecem produtos e serviços financeiros) lidam diariamente com dados pessoais, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. A legislação autoriza o uso de determinadas informações financeiras e disciplina como essa utilização deve ocorrer. Assim, além de respeitar a lei, é fundamental que o setor garanta o amplo acesso à informação, que deve ser de fácil entendimento a qualquer cliente das suas plataformas.  

Tema em discussão nos últimos meses, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é levada em conta pelo documento. “Nosso Código estabelece que os clientes devem informar seus dados cadastrais de forma voluntária, e que as associadas têm a obrigação de garantir a privacidade e a segurança durante a navegação em suas plataformas”, detalha Pereira. A capacidade de pagamento dos clientes que desejam contratar crédito também é analisada pelo texto. 

O Código de Ética e Autorregulamentação da ABCD está disponível na íntegra no link https://www.creditodigital.org.br/wp-content/uploads/2019/03/abcd-orientacoes-conduta.pdf

Sobre a ABCD

A ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional formada por fintechs que oferecem produtos e serviços financeiros. Em franco crescimento no Brasil e no mundo, as fintechs estão mudando a dinâmica do mercado de crédito. São três os objetivos principais da ABCD: busca de maior eficiência no ciclo de crédito, fomento de iniciativas que propiciem o desenvolvimento do mercado de crédito digital no qual as fintechs associadas atuam e criação de relacionamento institucional consistente com os reguladores e demais agentes do ecossistema do crédito.

Relacionados

RFS inicia 2020 com foco em soluções para 5G na América Latina

RFS inicia 2020 com foco em soluções para 5G na América Latina A...