Sidi

SiDi firma parceria com multinacional que atua no setor de óleo e gás

Share:

SiDi firma parceria com multinacional que atua no setor de óleo e gás

 

Campinas, 02 de agosto de 2022 – O SiDi, um dos principais institutos de ciência e tecnologia (ICTs) do país, acaba de firmar uma parceria com o Grupo TDE, que tem sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e atua criando soluções para empresas de óleo e gás atingirem novos níveis de excelência operacional em termos de segurança, eficiência, precisão, consistência e redução de custos.

Desde 2020, o SiDi é credenciado junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP), o que  habilita o instituto a participar de chamadas para projetos de soluções tecnológicas financiados por fundos de fomento do setor. O foco são três pilares em que o SiDi tem forte competência: Inteligência Artificial (IA), que inclui processamento de linguagem natural (NLP), visão computacional e ciência de dados, computação em nuvem e segurança cibernética – uma área crítica nesse setor. Recentemente, o instituto desenvolveu um projeto para a empresa Geogin, que fornece soluções de software e consultoria para companhias de petróleo e energia. O projeto envolveu a aplicação de NLP na área de soluções para processos regulatórios.

A parceria com a TDE faz parte da estratégia do SiDi de expandir sua atuação para novos mercados, fortalecendo sua posição no desenvolvimento de projetos e soluções de tecnologia para o setor de energia. “Com esta parceria, o objetivo é utilizar a competência do SiDi na área de IA para análises mais complexas dos dados disponíveis, em diversos cenários, de modo a atender necessidades específicas dos clientes da TDE”, explica Tadeu Vidal, consultor de negócios do SiDi para o mercado de óleo e gás.

Com mais de duas décadas de atuação, a TDE possui atualmente mais de 150 clientes no mundo, identificando um potencial de economia de mais de US$ 500 milhões ao ano. Suas soluções baseadas em métricas vêm sendo utilizadas em mais de 30% do total de sondas instaladas em todo o mundo. Recentemente, a empresa criou uma nova divisão voltada à aplicação dessa ampla experiência na indústria geotérmica, bem como no desenvolvimento de soluções industriais patenteadas para a produção de hidrogênio livre de emissões de CO2.

VEJA TAMBÉM:  Kryptus participa de debate internacional promovido pela UNIDIR

“A TDE está bastante entusiasmada com esta colaboração com o SiDi, em um dos nossos mercados mais importantes. Juntos, queremos cooperar com a indústria brasileira de petróleo e gás, desenvolvendo tecnologias exclusivas para melhorar a perfuração e as operações de poços e reduzir a pegada de CO2”, enfatiza Gerhard Thonhauser, CEO do Grupo TDE.

Para a TDE, que há vários anos atua como provedora de serviços independentes para as principais empresas de petróleo e gás no Brasil, a parceria com o SiDi reforça o seu compromisso com o país e com esse segmento importante de mercado. “O SiDi é um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento, focado em tecnologias disruptivas que atendem aos desafios da transformação digital nas empresas. Acreditamos que as sinergias entre SiDi e TDE têm um enorme potencial de geração de valor para a indústria de óleo e gás do Brasil”, conclui Arthur Kanematsu, gerente para América do Sul do Grupo TDE.

Sobre o SiDi

Com 18 anos de experiência e um portfólio que ultrapassa mil projetos, o SiDi é um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil. São mais de 700 colaboradores desenvolvendo soluções sob medida para transformar os negócios das empresas e o dia a dia de milhões de pessoas.

Relacionados

isolamento social
8 cuidados financeiros fundamentais durante o período de isolamento social

Compartilhe 8 cuidados financeiros fundamentais durante o período de isolamento social  Alerta é...

araguaina
ARAGUAÍNA RECEBE CINEMA ITINERANTE

Compartilhe ARAGUAÍNA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES...