Sidi

SiDi participa da Expo Amazônia

Share:

SiDi demonstra na Expo Amazônia suas competências em tecnologias de IA e segurança cibernética

 

Manaus, 30 de junho de 2022 – A nova unidade do SiDi em Manaus, inaugurada em dezembro, está apresentando algumas de suas principais competências no evento Expo Amazônia Bio&TIC 2022 – Economia Digital & Bioeconomia, que começa hoje (30/06) e se estende até sábado (02/07), na capital do Amazonas. O objetivo do evento é discutir, integrar e consolidar os polos de bioeconomia e impulsionar os polos digitais da região, como matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e o desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia.

Credenciada pela Suframa no contexto da Lei de Informática, a unidade manauara do SiDi integra o polo digital da região, atendendo às necessidades de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de empresas que atuam na Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e Amapá. “Atuamos, prioritariamente, em projetos que envolvem desafios tecnológicos nas áreas de segurança cibernética, Inteligência Artificial (IA), visão computacional e Internet das Coisas (IoT)”, afirma Carlos Henrique Fonseca, gerente executivo da unidade Manaus. 

E é nessas áreas que o SiDi está apresentando suas competências, nas demonstrações realizadas em seu estande na Expo Amazônia Bio&TIC. “Essas competências estão sendo desenvolvidas em Manaus, nos projetos de pesquisa e desenvolvimento iniciados em 2022 a partir de convênios celebrados com parceiros da região da Amazônia Central”, revela o executivo.

Na área de visão computacional e processamento de linguagem natural (NLP), a unidade manauara está apresentando uma prova de conceito, criada por seus colaboradores, que permite a identificação de objetos em vídeo a partir de comandos de voz. Seu desenvolvimento envolveu o uso de conceitos, técnicas e ferramentas de visão computacional, processamento digital de imagens, aprendizado de máquina (machine learning) e NLP.

VEJA TAMBÉM:  Cyxtera - Conceito Zero Trust evolui no mercado de segurança digital

Os recursos do supercomputador SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã) estão sendo apresentados por meio de duas demonstrações de treinamento de modelos de alta complexidade, que revelam a importância desse laboratório de IA – que é o maior da América Latina. Já em segurança cibernética, a apresentação consiste em um monitor demonstrando ao vivo e online as principais ameaças nessa área atualmente e as competências do SiDi para ajudar as empresas a enfrentá-las.

A Expo Amazônia Bio&TIC 2022 é realizada pela Associação do Polo Digital do Amazonas (APDM); governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Centro de Biotecnologia e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). Mais informações sobre o evento em www.sympla.com.br/evento/expo-amazonia-bio-tic-2022-economia-digital-bioeconomia/1625445

 

Sobre o SiDi

Com 18 anos de experiência e um portfólio que ultrapassa mil projetos, o SiDi é um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil. São mais de 700 colaboradores desenvolvendo soluções sob medida para transformar os negócios das empresas e o dia a dia de milhões de pessoas.

Relacionados

ANBC
ANBC – Pesquisa aponta que 62% dos consumidores já sabem o que é score

ANBC – Pesquisa aponta que, após dois anos de Cadastro Positivo, 62% dos...

furukawa
​Prêmio Furukawa já tem lista de finalistas

​Prêmio Furukawa para aplicações inovadoras baseadas em suas soluções já tem lista de...