Comitê Nacional de Cibersegurança

Solução de identidade digital do CPQD pode ser integrada à rede Ethereum

Share:

Solução de identidade digital descentralizada do CPQD pode ser integrada também à rede Ethereum

Plataforma iD ganha evolução e agora é compatível com EVM, além de Hyperledger

Campinas, 06 de março de 2024 – A plataforma iD, solução de identidade digital descentralizada do CPQD, agora pode ser integrada também à rede blockchain Ethereum – tecnologia de código aberto que engloba dinheiro digital, pagamentos globais e investimentos. Desenvolvida originalmente em Hyperledger Indy, a solução iD ganhou uma evolução que a torna compatível também com a ferramenta EVM (Ethereum Virtual Machine), computador virtual especializado em processar transações de contratos inteligentes.

“Trata-se de um desenvolvimento importante, totalmente do CPQD, que vai permitir o uso da plataforma iD por bancos, fintechs e empresas do setor financeiro que hoje utilizam serviços baseados em EVM”, explica Fernando Marino, gerente de Soluções de Identidade Digital do CPQD. “Isso significa que o iD está pronto para funcionar em duas redes blockchain de código aberto: Hyperledger e Ethereum”, acrescenta.

Além disso, Marino revela que o CPQD criou uma rede blockchain para testes com as mesmas configurações da rede do piloto do Drex: a Hyperledger Besu, que é baseada em EVM e é a infraestrutura do real digital, a moeda digital brasileira administrada pelo Banco Central. “O novo recurso do iD já foi testado nessa infraestrutura, que está aberta para o uso de parceiros do CPQD que precisam testar transações como, por exemplo, título público federal tokenizado”, afirma.

A ClearSale, parceira do CPQD nessa área, deverá avaliar o recurso em um projeto que vem sendo desenvolvido em conjunto. “A intenção é experimentar a funcionalidade na solução de validação de identidade e antifraude que estamos desenvolvendo para apoiar as instituições financeiras nas futuras transações com real digital tokenizado, prevista para ser lançada ainda em 2024”, adianta Luiz Gilberto Camargo, líder dos negócios de novas identidades e economia tokenizada da ClearSale

VEJA TAMBÉM:  Cadastro Positivo pode aumentar a arrecadação de impostos estaduais no TO

Sobre CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Relacionados

Furukawa
Programa Green IT da Furukawa recebe cabos para descarte adequado

Compartilhe Dia Mundial do Meio Ambiente: Programa Green IT da Furukawa recebe cabos...

Dicas da Furukawa para garantir a conectividade da indústria 4.0

Compartilhe Dicas da Furukawa para garantir a conectividade da indústria 4.0 São Paulo,...