Startup Vem Quitar contrata Atlântico
Startup Vem Quitar contrata Atlântico
Startup Vem Quitar contrata Atlântico para ajudar a desenvolver projeto que nasceu no programa de aceleração do instituto
Proposta aprovada pela Embrapii, da qual o Atlântico é uma unidade credenciada, prevê o uso de IA em uma plataforma de negociação de dívidas entre empresas e clientes
Fortaleza, 17 de dezembro de 2024 – Com o PRAIA – Programa de Apoio à Inovação Aberta do Instituto Atlântico, dois empreendedores de Fortaleza realizaram o sonho acalentado durante 14 anos – desde os tempos do curso de Ciência da Computação, na Universidade Estadual do Ceará. O sonho de empreender deu origem à startup Vem Quitar, que agora contratou a Unidade Embrapii Atlântico como parceira no desenvolvimento de sua solução destinada a facilitar a negociação de dívidas entre empresas e clientes, com base no uso de recursos de Inteligência Artificial (IA) e ciência de dados.
A Vem Quitar foi criada em 2020, a partir da seleção de sua proposta no primeiro ciclo de apoio a startups do PRAIA. Os empreendedores Cleiton Lima Rocha e Romildo Ferreira Lima Junior, que estudaram juntos na universidade e voltaram a se encontrar anos depois como colaboradores do Atlântico, buscaram o apoio desse programa de aceleração para transformar sua ideia em uma solução para o mercado. “A ideia surgiu da identificação de uma dificuldade das empresas do setor de energia em negociar a quitação de dívidas com seus clientes”, conta Cleiton Rocha, que é o CEO da Vem Quitar.
“Para facilitar essa negociação desenvolvemos modelos inteligentes e um chatbot, que chegaram a passar por algumas validações em uma empresa da área de assessoria de cobrança indicada pelo Atlântico. Mas percebemos que era preciso evoluir a solução para uma plataforma inteligente que permitisse um atendimento humanizado e adequado ao perfil do cliente devedor”, acrescenta. Com o advento dos grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês) e de tecnologias de IA generativa, a Vem Quitar encontrou nesses recursos o caminho para avançar em direção ao objetivo de sua proposta. “A intenção é customizar modelos inteligentes que serão integrados ao chatbot. Os modelos permitirão identificar quem tem potencial para pagar a dívida, além de recomendar quanto, quando e como cobrar”, explica Rocha.
Romildo Lima destaca que o apoio do PRAIA foi importante na fase inicial da startup, durante a qual os empreendedores receberam capacitação, orientações e ajuda até para a inscrição de propostas em vários editais abertos por programas de fomento. Uma das propostas foi submetida à Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), por intermédio da Unidade Atlântico, e ao Sebrae, que aprovaram a aplicação de seus recursos no desenvolvimento do projeto. Quase metade do valor total de R$ 551.535 a ser investido nos seis meses de projeto será aportado pela Embrapii; 25% pelo Sebrae, 15% pelo Atlântico e apenas 11% pela Vem Quitar. Esses 11% investidos pela startup são recursos originários de captação obtida a partir de edital de subvenção estatal (do Programa Centelha Ceará)
Além do investimento dos parceiros, Lima destaca a vantagem do acesso à infraestrutura e aos recursos tecnológicos avançados disponíveis no Atlântico para o desenvolvimento do projeto – que começou em dezembro. “O treinamento dos modelos de IA, que serão usados em toda a jornada de negociação da plataforma, requer uma infraestrutura de processamento poderosa e muito cara. Para uma startup é fundamental poder utilizar nesse trabalho uma infraestrutura moderna, escalável e com GPUs de última geração como a do Atlântico”, conclui.
O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 22 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneiro e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui cerca de 600 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 86%, trust index 95 e índice de satisfação do cliente 77%.