educação ambiental

Teatro interativo leva educação ambiental a escolas públicas

Share:

Teatro interativo leva educação ambiental a escolas públicas

Espetáculo Turma da Ação: Um Futuro Amigo ensina sobre as diversas fontes de energia e a importância de seu uso consciente

Com o objetivo de levar inclusão socioeducacional e cultural aos estudantes de escolas públicas, o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Cultura, com o patrocínio da ExxonMobil, promovem o projeto Turma da Ação: Um Futuro Amigo. A ideia do projeto, que será levado a mais de 100 escolas públicas do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, é mostrar aos estudantes, por meio de um teatro interativo, como a energia é fundamental para nossas vidas, de que forma ela tem evoluído e como o Brasil tem uma situação privilegiada na produção da energia sustentável do futuro.

A encenação mostra, por meio de música, brincadeiras e outras atividades, que existem diversas fontes de energia, renováveis e não renováveis, e por que é necessário substituir aquelas de origem fóssil e poluidoras – como o petróleo – por energias limpas e renováveis – como a hídrica, a eólica e a solar. 

Para complementar as informações apresentadas durante a peça, os alunos recebem, juntamente com a programação do evento, uma cartilha sobre o tema abordado, que tanto pode ser trabalhada em sala de aula como pode ser levada para casa, a fim de que as crianças se divirtam com seus jogos e receitas.

Criado por uma equipe de artistas, arte educadores e psicólogos, o espetáculo, além de seu caráter educativo, busca despertar nas crianças o gosto pelo teatro, por meio de uma concepção cênica interativa. Ao mesmo tempo, aposta na consolidação de valores como cidadania, liberdade, criatividade, autonomia e, principalmente, imaginação. A opção pelo formato itinerante, por sua vez, possibilita às crianças que nunca foram ao teatro o acesso à cultura, à arte e ao divertimento.

VEJA TAMBÉM:  Padtec inaugura estúdio EAD para treinamentos a distância

Próximas apresentações em São Paulo/SP:

30/09 – CEMEI José Bonifácio (10h e 14h)

Professora Lucila Cerqueira, 194 – Jardim São Pedro

03/10 – EMEF Aurelio Arrobas (9h e 14h)

Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 2051 – Itaquera

04/10 – EMEI Antônio Gonçalves Dias (10h e 14h)

Antônio Moura Andrade, 395 – Jardim Redil

05/10 – EMEI Alberto de Mesquita (10h e 14h)

Pça. Barão Homem de Melo, s/n – Vila Carrão

06/10 – EMEF Benedito Calixto (9h, 11h, 14h e 15h30)

Luís Medeiros da Silva, 195 – Jardim São Pedro

07/10 – EMEF Celso Leite Ribeiro Filho (10h e 14h)

R. Humaitá, 480 – Bela Vista

O projeto Turma da Ação: Um Futuro Amigo, desenvolvido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, é uma produção da Porto Cultural e Projetos com Incentivo, com apoio da VR Projetos e patrocínio da ExxonMobil.

Relacionados

Cinema Itinerante
SANTA IZABEL DO PARÁ RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

SANTA IZABEL DO PARÁ RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS...

SiDi
SiDi está com mais de cem vagas abertas na área de tecnologia da informação

Compartilhe Siga no Google Notícias   SiDi está com mais de cem vagas...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add Comment *

Name *

Email *

Website