Um Telecom amplia malha óptica no Nordeste com solução DWDM da Padtec

Share:

Interligando as capitais de quatro estados nordestinos, os novos trechos iluminados pela Padtec – que, juntos, somam mais de três mil quilômetros de redes ópticas – ampliam a área de atuação da operadora na região Nordeste do Brasil.

Campinas, 22 de abril de 2019 – Ampliar a cobertura de suas redes ópticas no Nordeste para expandir a oferta de serviços e aumentar sua base de clientes na região. Esse é o principal objetivo da Um Telecom, provedora de serviços de telecomunicações de Recife (PE), ao investir na expansão de suas redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). No total, a ampliação chega a mais de três mil quilômetros, abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Piauí e Pernambuco e Bahia.

Para Rui Gomes, CEO da Um Telecom, com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade para continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis. “Nesse sentido, a Padtec é uma importante parceira para a evolução das nossas redes ópticas, pois além da capacidade técnica dos equipamentos, temos um excelente suporte dos times da companhia”, ressalta Rui. “Com sua solução compacta, por exemplo, podemos começar montando redes com canais de 10 Gb/s e ir expandindo a capacidade gradativamente, chegando a canais de 100 e 200 Gb/s, na medida em que cresce a demanda e a nossa atuação no mercado. E isso em apenas 4U de altura”, completa.

Para iluminar as novas rotas da operadora, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e os novos modelos compactos com canais de 200 Gb/s, além dos modernos amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) – que se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas – da Plataforma LightPad. As novas rotas de rede óptica da Um Telecom possuem terminações nas capitais Recife, Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) e, também, em municípios como Salgueiro (PE), Petrolina (PE), Remanso (BA), Picos (PI), Floriano (PI), Palmares (PE), Quipapá (PE), Caruaru (PE) Garanhuns (PE), Arapiraca (AL), além de outras cidades do interior desses estados.

Um dos destaques da rede  está no uso de dois dos três modelos de shelf da Plataforma LightPad da Padtec (com 4 e 14U de altura), com o objetivo de garantir aplicações adequadas aos nós de média e alta capacidade ao longo da rede óptica, tornando a solução mais eficiente e garantindo à provedora o uso otimizado de energia e de espaço.

Segundo Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec, graças à combinação eficiente de custo e desempenho proporcionada pelas soluções da empresa, as vantagens da tecnologia DWDM hoje estão ao alcance também dos provedores de serviços (ISPs). “A solução compacta da Padtec, por exemplo, foi desenvolvida para atender à demanda desse mercado por alta capacidade de transmissão com ocupação de espaço reduzida, oferecendo aos ISPs uma relação entre  custo e desempenho bastante atrativa”, ressalta Argemiro. “Isso garante aos provedores acesso a soluções que adicionam mais capacidade às suas redes de transmissão, a custos acessíveis”, completa o executivo.

Sobre a Padtec

A Padtec é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos. Seu amplo portfólio inclui equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. Com negócios e representantes em todos os continentes, a Padtec se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários da tela de seus dispositivos para o mundo.

Relacionados

comba telecom
Solução de reconhecimento facial da Comba Telecom chega à América Latina

Solução de reconhecimento facial da Comba Telecom chega à América Latina Sistema ScanViS...

CACHOEIRAS DE MACACU RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES

CACHOEIRAS DE MACACU RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...