Furukawa

UNICAP moderniza sua rede de comunicação com soluções Furukawa

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

Universidade Católica de Pernambuco moderniza sua rede de comunicação com soluções Furukawa

São Paulo, 23 de agosto de 2021 – Mais estabilidade, velocidade e disponibilidade da rede de comunicação que interliga os 12 prédios da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), instalados no centro do Recife. Esses são os principais resultados de um projeto que modernizou a infraestrutura de comunicações dessa tradicional instituição de ensino de Pernambuco – e facilitou sua migração para ambiente 100% online, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao país.

Baseada em soluções Furukawa, a nova infraestrutura da UNICAP foi implantada pela Infinito Redes, solution provider credenciado da empresa, em um projeto que começou em 2020, antes da pandemia, e foi concluído no início de 2021. “O objetivo foi modernizar a rede de fibra óptica, que já estava com 25 anos, e conectar a ela alguns prédios que surgiram após sua implantação”, afirma Patrícia Roma, gerente de Suporte e Infraestrutura de TI da UNICAP.

Ela conta que a fibra óptica multimodo, usada na rede original, foi substituída por fibra monomodo e todos os prédios da universidade foram conectados ao backbone, que agora possui dois níveis de redundância. “O projeto padronizou a infraestrutura de rede, com uma solução de qualidade que tem garantia estendida de 25 anos. E a padronização facilitou a gestão da rede, que agora está preparada para o futuro”, ressalta Patrícia.

Além do backbone em fibra óptica, o projeto incluiu também o cabeamento estruturado de alguns prédios da universidade, utilizando produtos da linha GigaLan Green da Furukawa – que possuem revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável. “É um projeto alinhado à preocupação com a questão da sustentabilidade, que também nos motivou a aderir ao programa Green IT da Furukawa para o descarte adequado do material retirado da infraestrutura antiga”, enfatiza Patrícia. O material descartado permitiu reciclar 767 quilos de sucata de cabos e produtos de redes – que deixaram de ser lançados no meio ambiente.

VEJA TAMBÉM:  Furukawa lança solução LTE para redes privadas de longo alcance

A nova infraestrutura de comunicação hoje dá suporte a todas as aplicações da UNICAP, entre elas a plataforma de educação online utilizada por seus 10 mil alunos desde que a pandemia obrigou a grande maioria das aulas a migrar para o formato virtual. “A diferença para o usuário final foi muito grande”, afirma Patrícia. “A rede deixou de travar, ganhou mais segurança e disponibilidade e hoje consegue entregar até 1 Gbps por usuário”, conclui.

 

Sobre a Furukawa Electric LatAm

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Relacionados

SIDI
Parceria entre SiDi e PUC Campinas contribui para a formação de profissionais

Compartilhe Siga no Google Notícias   Parceria entre SiDi e PUC Campinas contribui para a...

Furukawa apresenta solução inovadora em grande evento do setor de fibra óptica

São Paulo, 19 de março de 2019 – As principais tendências e avanços...