Catuaí Shopping

Catuaí Shopping reduz emissões de carbono

Share:

Catuaí Shopping Londrina reduz consumo de energia e emissões de carbono com projeto implantado pela Johnson Controls

Administrado pela Allos, o shopping buscava alternativas para reduzir custos operacionais quando decidiu investir em projeto de eficiência energética

São Paulo, 05 de dezembro de 2023 – A busca por alternativas para reduzir seus custos fixos de operação motivou o Catuaí Shopping Londrina, no Paraná, a investir em um projeto de eficiência energética que vem trazendo ganhos importantes também em termos de sustentabilidade ambiental – um dos vetores da sigla ESG (Environmental, Social and Governance). Executado pela Johnson Controls (NYSE: JCI), líder global em edificações inteligentes, saudáveis e sustentáveis, o projeto incluiu a realização de um estudo de eficiência energética, a automação de equipamentos e a aplicação de recursos tecnológicos visando otimizar o sistema de climatização (HVAC) do shopping e permitir o monitoramento remoto de variáveis e indicadores relevantes.

Com 57.350 metros quadrados de área bruta locável (ABL), o Catuaí é o maior shopping center de Londrina e está entre os dez maiores administrados pela Allos – ocupa a 7.ª posição entre os 62 empreendimentos do portfólio do grupo, que está presente nas cinco regiões do país e tem como parte essencial de sua estratégia o compromisso com a sustentabilidade. Entre as ações do grupo nessa área, destacam-se a contratação de energia proveniente de fontes incentivadas (como eólica, solar e hidrelétrica) em 83% dos shoppings, a recuperação de 27.663 toneladas de resíduos por meio de processos como reciclagem e compostagem e a utilização de mais de um sistema de captação de água em 77% dos shoppings, evitando sobrecarregar uma só fonte desse recurso.

Inaugurado em 1990, o Catuaí Shopping Londrina abriga 300 lojas, entre âncoras e satélites, praças de alimentação, cinema, serviços e lazer, num total de 137.374 metros quadrados de área construída. Cerca de um milhão de pessoas passam pelo shopping mensalmente. Em 2020, a preocupação em diminuir os custos operacionais levou o Catuaí Shopping a investir em um projeto de redução do consumo de energia – afinal, os gastos com energia elétrica têm um peso expressivo nas despesas de um shopping center, seja qual for o porte.

VEJA TAMBÉM:  Em rápida expansão, fintechs concederam R$ 1,195 bilhões de crédito em 2018

Para isso, buscou o apoio da Johnson Controls, que realizou um estudo de eficiência energética, por meio de um projeto de otimização de seu sistema de climatização (HVAC) e baseado em dados históricos, que considerou fatores como forma de operação, consumo de energia da central de água gelada (CAG), tarifa de energia e saúde dos equipamentos utilizados. “As análises, fundamentadas no uso dos dados existentes, com nosso algoritmo de controle e otimização do sequenciamento de equipamentos na CAG, indicaram a possibilidade de redução do consumo, a princípio, em até 12%”, conta Fernando Gonçalves, gerente de Soluções Digitais da Johnson Controls para os países ao sul da América Latina.

O projeto foi implementado em três fases: automação da central de água gelada, automação dos fancoils de áreas comuns do shopping, com instalação de controladores inteligentes e sensores de temperatura e CO2, entre outros dispositivos, e implantação de Central de Operações Remota (ROC), responsável por medições de performance e monitoramento remoto das principais variáveis e indicadores relacionados à eficiência energética. Já no primeiro ano após a implantação do projeto, o shopping alcançou uma redução no consumo da CAG (chillers, bombas, torres, etc) de 18%. Em dois anos, a redução no consumo de kWh atingiu a média de 30%, com aumento da eficiência energética da CAG em mais de 50% (de 1,4 kW/TR para 0,6 kW/TR).

“Outro resultado importante do projeto implantado pela Johnson Controls no Catuaí Shopping foi a redução das emissões de carbono que chega a 106 toneladas por ano, em média”, ressalta Gonçalves. No total, a solução de eficiência energética já gerou uma economia de mais de R$ 1 milhão para o shopping. “E ainda trouxe uma melhora considerável no conforto térmico tanto para lojistas e prestadores de serviço como para o público frequentador”, acrescenta o executivo.

VEJA TAMBÉM:  SiDi participa de evento latinoamericano do setor de utilities

Para a Allos, o projeto está totalmente alinhado ao compromisso do grupo com a sustentabilidade. “Desde o início, a Johnson Controls se mostrou uma das melhores parceiras e com a melhor tecnologia abarcada para a automação, o que trouxe um diferencial importante”, afirma Willian Freneda, gerente de Operações da Allos.

Fernando Gonçalves observa que, além dos resultados financeiros significativos, o projeto permitiu ao Catuaí Shopping Londrina alcançar suas metas de eficiência energética, contribuindo também para a sustentabilidade ambiental. “O compromisso da Johnson Controls é exatamente oferecer produtos e serviços cada vez mais sustentáveis, para apoiar nossos clientes em suas metas de redução do consumo de energia e, com isso, de emissões de carbono”, afirma.

 

 

Sobre a Johnson Controls

Na Johnson Controls (NYSE: JCI), transformamos os ambientes onde as pessoas vivem, trabalham, aprendem e se divertem. Como líder mundial em edificações inteligentes, saudáveis ​​e sustentáveis, nossa missão é reimaginar o desempenho das edificações para servir às pessoas, aos espaços e ao planeta.

Com uma história de mais de 135 anos de inovação, na Johnson Controls traçamos o projeto do futuro em setores como saúde, educação, data centers, aeroportos, estádios, manufatura e outros, por meio de nossa abrangente oferta digital OpenBlue. Com uma equipe global de 100.000 especialistas em mais de 150 países, a Johnson Controls oferece o maior portfólio mundial de tecnologia e software de construção, bem como soluções de serviço com algumas das marcas mais reconhecidas do setor. Para obter mais informações, visite www.johnsoncontrols.com/pt_br ou siga-nos no LinkedIn e no Facebook Johnson Controls América Latina.

Relacionados

CPQD, trópico
Qualcomm assina Acordo no Brasil com Trópico, CPQD e Inatel

Compartilhe Siga no Google Notícias   Qualcomm assina Acordo no Brasil com Trópico,...

Trópico
Trópico participa de painel sobre agronegócio no IoT Day

Compartilhe Trópico participa de painel sobre agronegócio no IoT Day Objetivo é propiciar...