cidades inteligentes

SmartCities Mundi traz casos de cidades inteligentes em pequenos municípios

Share:

SmartCities Mundi apresenta casos de sucesso de cidades inteligentes em pequenos municípios

Projeto de Carmo do Cajuru (MG) obteve reconhecimento da ONU

São Paulo, 13 de junho de 2022 – O modelo de parceria público-privada (PPP) é um dos principais instrumentos para a viabilização de projetos de cidades inteligentes no país. Gestores públicos e executivos de empresas líderes de tecnologia compartilharão os resultados dessa experiência em diversas realidades urbanas no congresso SmartCities Mundi, que acontece de 20 a 22 de junho em formato totalmente virtual. A inscrição é gratuita.

Entre os casos de sucesso que serão apresentados no evento, destaque para a iniciativa de PPP implantada em Carmo do Cajuru (MG), município que se tornou referência internacional no desenvolvimento de cidades inteligentes fora dos grandes centros urbanos.

Eficiência energética e segurança integrada

Localizada a 112 quilômetros de Belo Horizonte e com população em torno de 22 mil habitantes, Carmo do Cajuru recentemente foi reconhecida pela ONU por seu projeto de PPP para a modernização dos sistemas públicos de iluminação e energia municipais. A parceria, firmada com o consórcio GSE Luz, foi responsável pela instalação de lâmpadas LED em 100% da iluminação pública e pela construção de uma usina fotovoltaica de 1,02 MW de potência, capaz de abastecer com energia limpa todos os edifícios públicos da cidade. O projeto também contempla o fornecimento de wi-fi gratuito em praças e a integração de uma rede de videomonitoramento ao sistema da Polícia Militar.

Nordeste inteligente

Em parceria com o governo do estado, o projeto Piauí Conectado tem como principal meta  a implantação de pontos de internet de fibra óptica em órgãos da administração estadual e espaços públicos de todos os 224 municípios, tornando o Piauí o único estado brasileiro 100% conectado por uma rede única. Além disso, a iniciativa envolve ações com outras empresas, como os cursos promovidos pela Cisco Academy, que capacitam alunos de escolas públicas nas áreas de tecnologia.

VEJA TAMBÉM:  Segurança em cidades inteligentes é o foco do CPqD em um dos maiores eventos do setor

Outro destaque de PPP no Nordeste é o Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que conta com o apoio do governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). O objetivo do projeto é transformar os 60 municípios cadastrados no programa em cidades inteligentes até o fim de 2022. Entre as ações previstas estão a desburocratização, urbanização planejada, educação empreendedora, redução da desigualdade, aumento da renda e geração de empregos dentro de um modelo ambientalmente sustentável.

O congresso também destaca o lançamento do movimento Open 5G @ Campinas. A iniciativa – parceria da prefeitura de Campinas, CPQD, Embrapa, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Unicamp, PUC Campinas e TIM – tem o objetivo de inspirar outras regiões do país e impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

O SmartCities Mundi é uma realização do portal Tele.Síntese em parceria com o Fórum das Américas. O formulário de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no site:

https://www.eventos.momentoeditorial.com.br/

 

Sobre a Momento Editorial / Tele.Síntese

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

É dirigida pela jornalista Miriam Aquino e conta com uma equipe que alia a experiência de conceituados profissionais ao entusiasmo de jovens jornalistas.

Com sede em São Paulo, filial em Brasília e correspondentes no Rio de Janeiro e na Bahia, a editora se firmou no mercado pelo conteúdo qualificado e diferenciado de suas publicações. Produz informações precisas que antecipam, analisam e desvendam os fatos que influenciam o destino da indústria de telecomunicações e comunicações.

VEJA TAMBÉM:  Gisele Bündchen e BrazilFoundation anunciam ação socioambiental

Portal Tele.Síntese: com informações diárias sobre o mercado de telecomunicações, radiodifusão, mídia, conteúdo, tecnologias da informação e internet, o Tele.Síntese analisa e noticia os mais importantes movimentos que impactam os negócios desses segmentos.

Sobre o Fórum das Américas

Somos um think-tank que atua em duas frentes principais: na organização e promoção de eventos, workshops, seminários e conferências em temas de relevância no cenário internacional e como intermediador e agência implementadora de acordos de cooperação internacional, oficializados através de MoUs (Memorandum of Understanding), entre instituições de diferentes países.

Desde o fim de 2010 o Fórum vem atuando diretamente na área de meio ambiente, com foco principal em desenvolvimento sustentável e economia verde. A priorização dessas áreas se deu principalmente devido à assinatura de MoUs entre o Ministério do Meio Ambiente da Itália e órgãos subnacionais brasileiros, tais como a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e, mais recentemente, com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.

Só no ano de 2011, dos 18 eventos organizados pelo Fórum, 16 foram relacionados ao meio ambiente e atingiram diretamente mais de 17.500 pessoas. Alguns exemplos são a conferência “III Fórum de Desenvolvimento Sustentável”; o workshop “Sustentabilidade da Biomassa como Fonte de Energia”, desenvolvido em parceria com o Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP; a exposição “Italy: Sustainable Life “, realizada na Base Itália, durante os Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro; o workshop “Prevenção e Gestão de Riscos de Inundações e Deslizamentos”, em parceria com o INEA; e o seminário “Efeitos do Aquecimento Global Sobre o Microzoneamento e Gestão de Recursos Hídricos para as Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo”, em parceria com a Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola.

VEJA TAMBÉM:  ADT - Dia dos Pais: 10 dicas de segurança para o seu comércio

Relacionados

GSMA
GSMA – PREÇOS ELEVADOS DE ESPECTRO DEIXAM MILHÕES DE PESSOAS DESCONECTADAS

RELATÓRIO DA GSMA MOSTRA QUE PREÇOS ELEVADOS DE ESPECTRO DEIXAM MILHÕES DE PESSOAS...

cinema itinerante
SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RECEBE CINEMA ITINERANTE

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...