educação ambiental

Teatro interativo leva educação ambiental a escolas públicas de Curitiba

Share:

Teatro interativo leva educação ambiental a escolas públicas de Curitiba

Espetáculo Turma da Ação: Um Futuro Amigo ensina sobre as diversas fontes de energia e a importância de seu uso consciente

 

Com o objetivo de levar inclusão socioeducacional e cultural aos estudantes de escolas públicas, o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Cultura, com o patrocínio da ExxonMobil, promovem o projeto Turma da Ação: Um Futuro Amigo. A ideia do projeto, que será levado a mais de 100 escolas públicas do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, é mostrar aos estudantes, por meio de um teatro interativo, como a energia é fundamental para nossas vidas, de que forma ela tem evoluído e como o Brasil tem uma situação privilegiada na produção da energia sustentável do futuro.

A encenação mostra, por meio de música, brincadeiras e outras atividades, que existem diversas fontes de energia, renováveis e não renováveis, e por que é necessário substituir aquelas de origem fóssil e poluidoras – como o petróleo – por energias limpas e renováveis – como a hídrica, a eólica e a solar. 

Para complementar as informações apresentadas durante a peça, os alunos recebem, juntamente com a programação do evento, uma cartilha sobre o tema abordado, que tanto pode ser trabalhada em sala de aula como pode ser levada para casa, a fim de que as crianças se divirtam com seus jogos e receitas.

Criado por uma equipe de artistas, arte educadores e psicólogos, o espetáculo, além de seu caráter educativo, busca despertar nas crianças o gosto pelo teatro, por meio de uma concepção cênica interativa. Ao mesmo tempo, aposta na consolidação de valores como cidadania, liberdade, criatividade, autonomia e, principalmente, imaginação. A opção pelo formato itinerante, por sua vez, possibilita às crianças que nunca foram ao teatro o acesso à cultura, à arte e ao divertimento.

VEJA TAMBÉM:  Cyxtera é reconhecida pelo desempenho no fornecimento de plataformas para ecossistemas Zero Trust eXtended pela Forrester Research

 

Próximas apresentações em Curitiba/PR:

18/10 – CMEI Abaeté (14:30 e 15:30)
R. Mal. Anor Teixeira dos Santos, 680 – Boa Vista
19/10 – Escola Ensino Fundamental Carlos Drummond De Andrade (10h, 11h e 14h)
R. Jandaia do Sul, 50 – Sítio Cercado
20/10 – Escola Ensino Fundamental Anita Merhy Gaertner (10:15 e 15:15)
R. Luís Medeiros da Silva, 195 – Jardim São Pedro
21/10 – Escola Municipal Araucária (8:30 e 13:30)
R. Rio Iriri, 504 – Bairro Alto
24/10 – Escola Municipal São Mateus do Sul (8h, 10h, 14h e 16h)
R. Orestes Códega, 165 – Pinheirinho
25/10 – Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior (14h)
R. Vital Brasil, 447 – Vila Izabel

O projeto Turma da Ação: Um Futuro Amigo, desenvolvido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, é uma produção da Porto Cultural e Projetos com Incentivo, com apoio da VR Projetos e patrocínio da ExxonMobil.

Relacionados

cibersegurança
Lumu – Aprendizados de líderes que enfrentaram ataques de cibersegurança

Com presença de brasileiros, relatório da Lumu revela aprendizados de líderes que enfrentaram...

abcd
Covid-19 – 5 dicas das fintechs de crédito para PMEs

5 dicas das fintechs de crédito para PMEs atravessarem a nova onda de...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add Comment *

Name *

Email *

Website